Governo ainda não desistiu da capitalização, afirma Joice
Líder do Governo no Congresso antecipou, no entanto, que retomará discussão sobre o tema apenas no segundo semestre
atualizado
Compartilhar notícia
Após a leitura do novo texto da reforma da Previdência, novamente sem a capitalização, a líder do Governo no Congresso, Joice Hasselmann (PSL-SP), disse nesta terça-feira (02/07/2019) que o governo ainda não desistiu de aprovar a medida no Congresso Nacional. Ela ressaltou que o assunto voltará à tona entre os parlamentares no segundo semestre.
“Também não desistimos da capitalização. Mas isso será debatido no segundo semestre. Um sistema de poupança garantida para sair de um modelo que não funciona mais”, acrescentou.
Além disso, a deputada agradeceu o relator da reforma da Previdência, Samuel Moreira (PSDB-SP), por ter mantido a espinha dorsal do projeto, com uma economia final de R$ 1 trilhão em 10 anos. “Não foi o texto que o governo mandou, mas faz parte do sistema democrático”, pontuou.
Antes do recesso
Confiante, Joice afirmou que está em “contagem regressiva” para a aprovação do texto em plenário da Câmara. A expectativa do governo e do presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), é de concluir a tramitação da proposta de emenda à Constituição (PEC) 6/2019 até 18 de julho, quando inicia o recesso parlamentar.
“Esse é um momento histórico no nosso país, onde todos nós devemos fazer o certo e seremos aplaudidos pelo povo brasileiro. Creio que tenhamos muito a avançar, eu sou osso duro de roer. Não vai depender só do governo ou só do relator, vai depender de todos nós”, destacou.
A retirada da capitalização foi um dos principais pontos atacados pelo ministro da Economia, Paulo Guedes. Ele acusou o relator e o Congresso Nacional de terem “desidratado” a PEC inicialmente enviada pelo governo à Casa, no último 13 de junho.