Governadores do Nordeste pedem ajuda a Alcolumbre
Reunidos em Brasília, chefes dos Executivos estaduais da região insistem em serem incluídos na reforma da Previdência
atualizado
Compartilhar notícia
Governadores do Nordeste estiveram, na tarde desta quarta-feira (26/06/2019), reunidos com parlamentares no Congresso Nacional. No Senado, durante mais de uma hora, eles conversaram com o presidente da Casa, Davi Alcolumbre (DEM-AP), e demais líderes em mais uma tentativa de conseguir a inclusão de estados no texto da reforma da Previdência.
“Precisamos de uma definição. Não tem sentido aprovarmos uma reforma se sairmos dela com déficit. A estimativa é de redução de apenas 10% do déficit. Isso não resolve, precisamos de um entendimento sobre isso”, pediu o governador do Piauí, Wellington Dias (PT).
Segundo o petista, o presidente do Senado ficou de interceder com o ministro da Economia, Paulo Guedes, e demais parlamentares. No entanto, perguntado se os governadores não irão apoiar o texto da reforma se os estados não estiverem incluídos nela, o governador do Piauí deu a entender que esse é o caminho. “Qual o sentido de os estados apoiarem uma reforma que não resolve o déficit?”, questionou.
Na sequência, Alcolumbre tentou colocar panos quentes na história, mas devolveu: “Os governadores precisam entender que é preciso uma participação ativa deles. O nosso pleito é a participação deles, vamos discutir o todo. Nós apoiamos a pauta deles, sabemos que incluir o estado é fundamental, mas precisamos do empenho deles para nos ajudar com suas bancadas”. Basicamente, o que o presidente do Senado afirmou foi: entreguem o apoio das bancadas estaduais à reforma e vocês serão incluídos.