metropoles.com

Glenn x Moro: as maiores audiências da Câmara em 2019

Canal da Câmara no YouTube teve aumento de 510% nas visualizações em relação ao ano passado. Moro, Greenwald e Guedes foram as estrelas

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Arte: Gui Prímola/Metrópoles
montagem-tv
1 de 1 montagem-tv - Foto: Arte: Gui Prímola/Metrópoles

O interesse da sociedade brasileira pelo debate político está em forte alta, mostra um levantamento sobre a audiência do canal oficial da Câmara dos Deputados no YouTube feito pelos técnicos da Casa a pedido do Metrópoles. O canal registrou, até o último dia 10 de dezembro, expressivas 21,7 milhões de visualizações nos vídeos publicados, o que representa aumento de 510% em relação à audiência de todo o ano anterior.

O número de inscritos no canal também cresceu, de 259% em relação a 2018, segundo estatísticas oficiais, chegando a 274 mil internautas registrados.

O levantamento deixa claro que o interesse da maioria dessa plateia virtual se concentrou em assuntos ligados à Operação Lava Jato, de questões legislativas – como a prisão após condenação em segunda instância – até a repercussão do vazamento das mensagens de autoridades. Em seguida, disputando o coração dos internautas interessados na política nacional, vieram os debates em torno da reforma da Previdência.

O vídeo campeão de audiência no ano, com 755 mil visualizações, foi o que registrou o ministro da Justiça, Sergio Moro, em audiência na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara no dia 2 de julho para falar das mensagens vazadas pelo site The Intercept Brasil e outros veículos de mídia.

Tensa, a sessão foi interrompida pelo próprio Moro quando o deputado federal Glauber Braga (PSol-RJ) o chamou de “juiz ladrão”, iniciando enorme bate-boca – e um processo judicial, vencido pelo deputado (que agora não cansa de repetir o adjetivo ao se referir ao ex-magistrado).

O evento que atraiu mais atenção, porém, foi o que levou à Câmara o antagonista de Moro nessa história, o jornalista Glenn Greenwald, fundador do The Intercept Brasil. O depoimento do norte-americano à comissão de Direitos Humanos e Minorias, no dia 25 de junho, foi dividido em dois vídeos pelo canal, já que a sessão teve um intervalo. Somadas as audiências dos dois, que ficaram respectivamente em 4º e 6º lugar nesse ranking, foram 794 mil visualizações.

Apesar de analisar com otimismo o aumento da audiência, o cientista político Lucas de Aragão, professor da Fundação Getúlio Vargas e membro da consultoria Arko Advice, alerta para o fato de que os assuntos que mais chamaram atenção são exemplos de uma crescente espetacularização da política:

“É a política conflituosa, a emoção, os escândalos. São assuntos que marcam a crescente polarização política do país, que não é uma má notícia em si, mas vai ficando clara a cada dado”, analisa Aragão. “Mas diria que o dado do aumento do interesse público pelo que acontece no Parlamento é essencialmente positivo. De algum jeito, o brasileiro tem que começar a se interessar mais por política”, completa.

Além da Vaza Jato…
Debates referentes à prisão após 2ª instância reuniram 812 mil visualizações em dois vídeos entre os 10 mais vistos: foram reuniões da CCJ nos dias 11 e 12 de novembro, quando parlamentares favoráveis a essa mudança legal reagiram contra decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que havia fixado o início do cumprimento da pena para o fim definitivo do processo. No ranking, esses vídeos ficaram em 3º e 9º lugar.

A reforma da Previdência e audiências com seu principal promotor, o ministro Paulo Guedes, da Economia, estrelam 4 dos 10 vídeos mais vistos, em 2º, 7º, 8º e 10º lugares entre os 10 mais.

Como um desses vídeos é a fala de Guedes na CCJ, a comissão comandada pelo deputado federal Felipe Francischini (PSL-PR) foi palco de quatro dos 10 vídeos mais vistos, dando muita visibilidade ao parlamentar.

Espremido entre esses assuntos que centralizaram a atenção do público, ficou o ministro da Educação, Abraham Weintraub, quando foi à Câmara no dia 15 de maio dar explicações sobre o contingenciamento de verbas nas universidades federais. Com 387 mil visualizações, o vídeo ficou em 5º lugar.

Veja abaixo o Top 10 do ano no canal da Câmara:

1. CCJ – Sergio Moro fala sobre mensagens vazadas da Lava Jato – 02/07/2019

2. CCJ – Aprovação da reforma da Previdência – 23/04/2019

3. CCJ – PEC da prisão em 2ª instância – 12/11/2019

4. Direitos Humanos e Minorias – Fundador do The Intercept Brasil, Glenn Greenwald – 25/06/2019

5. Plenário – Comissão Geral ouve ministro da Educação, Abraham Weintraub – 15/05/2019

6. Direitos Humanos e Minorias – Fundador do The Intercept Brasil, Glenn Greenwald – 25/06/2019

7. Comissão Especial da Reforma da Previdência – Aprovado texto básico da reforma – 04/07/2019

8. Comissão Especial da Reforma da Previdência – ministro Paulo Guedes – 08/05/2019

9. CCJ – PEC da prisão em 2ª instância – 11/11/2019

10. CCJ – Paulo Guedes fala sobre a reforma da Previdência – 03/04/2019

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?