metropoles.com

Gilmar Mendes retira Guido Mantega da Lava Jato

Na última quarta-feira (28/08/2019), o ministro do STF suspendeu decisão que impôs o uso de tornozeleira eletrônica a Guido Mantega

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
MARCOS OLIVEIRA/AGÊNCIA SENADO
guido-mantega1-840×559
1 de 1 guido-mantega1-840×559 - Foto: MARCOS OLIVEIRA/AGÊNCIA SENADO

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes tirou o caso de Guido Mantega, ex-ministro da Fazenda do PT, da Lava Jato. O magistrado já havia declarado a incompetência da 13ª Vara Federal de Curitiba, local onde tramitam os processos da Operação Lava Jato.

De acordo com o jornal Folha de S.Paulo, o advogado que representa Mantega afirmou que o Supremo já havia declarado a incompetência da 13ª Vara para julgar Mantega no ano passado. “O ministro Gilmar Mendes apenas reafirmou a autoridade das decisões que a Corte já vinha declarando e que Curitiba vinha descumprindo”, frisou.

Na última quarta-feira (28/08/2019), o ministro do STF suspendeu a decisão que impôs o uso de tornozeleira eletrônica a Guido Mantega. Gilmar Mendes explicou que, se o caso saísse da Lava Jato, a tornozeleira “poderia causar dano de difícil reparação”, por causa da restrição ao se locomover. A determinação havia partido da 13ª Vara Federal, em Curitiba.

Com a Operação Carbonara Chimica, fase 63ª da Lava Jato, a investigação está atrás de supostas propinas milionárias a Mantega e a Antônio Palocci, outro ex-ministro de Lula e Dilma Rousseff.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?