metropoles.com

General Ramos entra no lugar de Santos Cruz na Secretaria de Governo

Ministro foi demitido nesta quinta-feira (13/06/2019). Foi a primeira baixa de um militar no governo Bolsonaro

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
ALOISIO MAURICIO/FOTOARENA/ESTADÃO CONTEÚDO
WhatsApp-Image-2019-06-13-at-18.06.22
1 de 1 WhatsApp-Image-2019-06-13-at-18.06.22 - Foto: ALOISIO MAURICIO/FOTOARENA/ESTADÃO CONTEÚDO

O general Luiz Eduardo Ramos Baptista Pereira será o novo ministro da Secretaria de Governo de Jair Bolsonaro (PSL). O general Alberto dos Santos Cruz foi demitido nesta quinta-feira (13/06/2019). Esta é a primeira baixa de um militar no governo.

A saída do ministro foi discutida nesta tarde. Além de Bolsonaro e Santos Cruz, participaram da reunião o ministro da Defesa, Fernando Azevedo e Silva, e o ministro do Gabinete de Segurança Institucional, Augusto Heleno.

O porta-voz do Palácio do Planalto, Otávio do Rêgo Barros, divulgou uma nota com o posicionamento de Bolsonaro sobre a demissão.

“O presidente da República deixa claro que essa ação não afeta a amizade, a admiração e o respeito mútuo, e agradece o trabalho executado pelo general Santos Cruz à frente da Secretaria de Governo”, diz o texto.

O general Ramos, atualmente, exerce o cargo de comandante Militar do Sudeste, com sede na cidade de São Paulo-SP.

Bastidores da saída
Segundo informações de fontes palacianas, a decisão partiu do presidente. A informação foi transmitida pelo general a seus assessores mais próximos.

O motivo está ligado ao maior controle que o general vinha exercendo sobre áreas vitais do governo e que eram criticadas em outras administrações, como os contratos da Secretaria de Comunicação (Secom) e a gestão da EBC.

Para além dos conflitos que ele teve com o guru bolsonarista, o escritor Olavo de Carvalho, e com os filhos do presidente, Santos Cruz vinha tendo problemas de relacionamento com o novo secretário da Secom, Fernando Machado Diniz. A informação é que Diniz não quis se subordinar às diretrizes e normas estabelecidas pelo general para ter maior controle sobre as atividades e ações.

Carta de despedida
O general Alberto dos Santos Cruz divulgou, no início desta noite, uma carta oficial comunicando sua saída. Veja a íntegra:

“Na oportunidade em que deixo a função de ministro da Secretaria de Governo (Segov) da Presidência da República, por decisão do Excelentíssimo Presidente Jair Messias Bolsonaro, expresso minha admiração e agradecimento:

– A todos os servidores da Segov, pela dedicação, capacidade e amizade com que trabalharam, desejando que continuem com a mesma exemplar eficiência;
– Aos Excelentíssimos Deputados e Senadores, digníssimos representantes do povo brasileiro, pelo relacionamento profissional respeitoso, desejando sucesso no equacionamento e na solução das necessidades e anseios de todos os brasileiros, com especial destaque para o Excelentíssimo Senador Davi Alcolumbre (presidente do Senado Federal) e Excelentíssimo Deputado Rodrigo Maia (presidente da Câmara dos Deputados);– Aos Governadores e Prefeitos que deram a honra de trazer à Segov suas contribuições;
– À imprensa, de modo geral, pelo profissionalismo que sempre me trataram em todas as oportunidades;
– Às autoridades do Poder Judiciário, Ministério Público e do Tribunal de Contas da União, pela cortesia no relacionamento e nas oportunidades em que tive a honra de travar contato, desejo que sejam sempre iluminados em suas decisões.
– Às diversas instituições e organizações civis, empresas, servidores públicos, embaixadores e todos os cidadãos que travaram contato com o governo por meio da Segov;
– Ao Presidente Bolsonaro e seus familiares, desejo saúde, felicidade e sucesso.”

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?