metropoles.com

General Mourão vai consultar TSE para representar Bolsonaro em debates

Plano de governo e rejeição ao candidato são alguns dos temas que serão conversados nesta terça-feira (11) com apoiadores

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Michael Melo/Metrópoles
General Antonio Hamilton Mourão
1 de 1 General Antonio Hamilton Mourão - Foto: Michael Melo/Metrópoles

Vice na chapa de Jair Bolsonaro (PSL) à Presidência da República, o general da reserva Antônio Hamilton Martins Mourão (PRTB) desembarcou em Brasília nesta terça-feira (11/9) para reunião com grupo de apoiadores da candidatura de Bolsonaro. Ao deixar o aeroporto da capital federal, Mourão disse que o grupo vai discutir ideias para reduzir a rejeição do presidenciável entre as mulheres e, principalmente, acompanhar o trabalho que vem sendo feito pela equipe de campanha em Brasília.

Mourão assegurou manter a sua agenda sem intensificar os eventos de rua. Disse também que pretende discutir a substituição de Bolsonaro nos debates, desde que seja autorizado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), emissoras e partidos. “Vai depender de autorização, né? Vamos lembrar que [houve] a situação do Lula (PT) e do Haddad não foi permitido, apesar de serem situações distintas. Vamos solicitar que o Tribunal [Superior Eleitoral] autorize”, explicou.

Quanto aos eventos de rua, o general manterá os programados, mas sem intensificar o corpo a corpo. “[Farei] alguns, sim, porque não sou o cara da rua. Ele que é o mito, o líder de massa. Essa coisa de [ir para] rua, e ser carregado pelos ombros pertence a ele e não a mim”, despistou. Mesmo indo a eventos abertos, Mourão assegura, por enquanto, não solicitar reforço na segurança apesar do ataque a Bolsonaro.

Além do vice na chapa de Bolsonaro, participam da reunião o presidente do PRTB, Levy Fidélix, os generais da reserva Heleno e Ferreira – membros ativos do programa de governo de Bolsonaro – entre outros apoiadores. Representantes do PSL como os filhos de Bolsonaro e o presidente em exercício do partido, Gustavo Bebianno, não estarão presentes segundo Mourão.

Em entrevista, Levy Fidélix afirmou que o protagonismo de Mourão na campanha será definitivo. “É pessoa preparada, não é vice à toa, foi escolhido a dedo após muita discussão e avaliação. As prioridades são demonstrar que essa dupla tem condições de governar o país, proporcionar discurso que gere estabilidade e confiança no povo, no investidor. E o Mourão é um homem centrado”, disse. Levy Fidélix também admitiu a necessidade de alinhar discursos entre PRTB e PSL, e espera ter um encontro com Gustavo Bebianno, presidente em exercício do partido de Bolsonaro. “Para não ir para um lado pensando A, pensando B. Inclusive, o Paulo Guedes quer conversar comigo”, acrescentou, em referência ao mentor econômico de Bolsonaro.

Após o encontro em Brasília, Mourão viajará para Cascavel (PR) em avião, segundo ele, fretado por Paulinho Vilela (PSL), candidato a deputado federal pelo Paraná.

Michael Melo/Metrópoles
General Mourão está em Brasília para discutir plano de governo e agenda com apoiadores da cidade

Rejeição e pesquisa
O vice na chapa de Bolsonaro também comentou como a campanha pretende trabalhar na redução da rejeição do presidenciável, principalmente entre as mulheres. “[A rejeição] ficou estacionada nos 40 e poucos porcento [saltou de 39% para 43%]. Tenho desconfiança. Em todos os lugares que vou, converso com pessoas dos mais diferentes níveis sociais e não vejo essa rejeição tão grande assim. Prefiro esperar mais um pouco para confirmar”, afirmou Mourão.

Questionado sobre como reduzir esse percentual, o candidato reforçou o trabalho para desconstrução de “coisas que foram colocadas”. Segundo ele, a questão envolvendo o tratamento dado pelo candidato às mulheres e a imagem de incitador da violência são dois pontos a serem analisados. “Temos que desmistificar esse discurso que está sendo colocado. Tenho que conversar [com apoiadores] para ver as ideias, a força que a gente tem que passar”, acrescentou.

Sobre a pesquisa Datafolha divulgada na segunda-feira (10/9) em que Bolsonaro ampliou a liderança na corrida presidencial de 22 para 24%, o vice na chapa de Bolsonaro evitou comentar o resultado e disse preferir esperar sair outras, como a do Ibope, prevista para essa terça (11).

 

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?