metropoles.com

General Heleno acusa jornal de distorção em fala sobre AI-5

Ministro disse que não procede informação de que não teria repudiado ato da ditadura militar: “Não faz sentido”

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
BRUNO ROCHA/FOTOARENA/FOTOARENA/ESTADAO CONTEUDO
homem idoso
1 de 1 homem idoso - Foto: BRUNO ROCHA/FOTOARENA/FOTOARENA/ESTADAO CONTEUDO

O ministro do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), general Augusto Heleno, acusou o jornal O Estado de S. Paulo de publicar informação distorcida sobre uma declaração que ele deu a respeito da polêmica sobre o AI-5. A matéria com o militar afirma que em nenhum momento da entrevista, feita por telefone, ele repudia a hipótese levantada pelo deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP).

“O jornalista Mateus Vargas publicou, no Estadão, que, em nenhum momento, eu repudiei o AI 5. MENTIRA!”, escreveu Heleno. Segundo o ministro, ele afirmou ao jornal que o “AI-5 não faz sentido em uma democracia” e “é coisa do passado”. “O jornalista tirou conclusões deturpadas.”

Na entrevista ao jornal, o general afirmou que não havia assistido à entrevista de Eduardo, mas que, “se ele falou (sobre o AI-5), tem que estudar como vai fazer, como vai conduzir”. “O pessoal não quer, não quer nada que possa organizar o país. Não quer dizer que isso vai organizar o país. Mas isso aí não é assim, vou fazer e faz. Então, não tenho o que falar.”

Assim como Eduardo, ele manifestou preocupação com as manifestações no Chile: “Acho que, se houver uma coisa no padrão do Chile, é lógico que tem de fazer alguma coisa para conter. Mas até chegar a esse ponto tem um caminho longo”.

Perguntado especificamente sobre a sua leitura quanto ao AI-5, general Heleno diz que “não vai comentar” e que o assunto, para ele, “não faz sentido”.

Contexto
declaração de Eduardo foi dada em entrevista à jornalista Leda Nagle. Comentando o contexto do Chile, ele afirmou que “se a esquerda radicalizar a esse ponto, a gente vai precisar ter uma resposta”. “E uma resposta pode ser via um novo AI-5, pode ser via uma legislação aprovada por meio de um plebiscito, como ocorreu na Itália. Alguma resposta vai ter que ser dada.”

A fala causou intensa repercussão no meio político, com repúdios públicos dos presidentes do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), e da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), e de uma série de parlamentares e partidos.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?