metropoles.com

Generais querem que Bolsonaro “turbine” caminhões-pipa no Nordeste

A ação seria conduzida diretamente pelo Exército com o objetivo de “ganhar terreno” na região. Proposta será levada ao presidente eleito

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
EBC
Carro-pipa
1 de 1 Carro-pipa - Foto: EBC

Generais na ativa que colaboram com o presidente eleito, Jair Bolsonaro (PSL), querem um maior protagonismo das Forças Armadas no Nordeste para tentar aplacar a força eleitoral do PT na região, onde o presidenciável petista, Fernando Haddad, teve vitória expressiva. As informações estão no jornal O Globo desta terça-feira (30/10).

Bolsonaro receberá a proposta de intensificação das ações militares em duas frentes: o abastecimento por meio de carros-pipa em regiões que sofrem com a falta de água e obras da transposição e de revitalização do Rio São Francisco. São iniciativas relacionadas, portanto, ao combate à seca, que tradicionalmente ganham viés eleitoral. Agora, inclusive, por uma via institucional, registra O Globo.

Haddad venceu no Nordeste no segundo turno com 68,5% dos votos válidos. O petista foi o mais votado nos nove estados da região e venceu em 98,6% das cidades nordestinas. As urnas em todo o país deram a vitória a Bolsonaro, eleito presidente da República com 55,13% dos votos válidos, ou 57,7 milhões de votos.

Ao longo da disputa, o candidato do PSL adotou como estratégia mirar o voto no Nordeste, inclusive numa tentativa de liquidar a eleição em primeiro turno. Sem êxito, ele prometeu, logo após a votação em primeiro turno, pagar um décimo-terceiro salário aos beneficiários do Bolsa Família.

Nas discussões sobre a transição de governo, militares que fazem a ponte entre as Forças Armadas e o presidente eleito entendem ser necessário ganhar campo no Nordeste já a partir do início do governo. Para isso, eles preparam dados relacionados à atuação das Forças, especialmente do Exército, na região.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?