metropoles.com

Filho de Jango critica Bolsonaro por comemorações do golpe de 1964

João Goulart Filho disse que esperava atitude do atual chefe do Poder Executivo. O presidente pediu às Forças Armadas que celebrem a data

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Isis Dantas/CLDF
João-Goulart-Filho1
1 de 1 João-Goulart-Filho1 - Foto: Isis Dantas/CLDF

Filho do presidente deposto no golpe de 1964, que culminou nos 21 anos de ditadura militar brasileira, João Goulart Filho (PCdoB) criticou, nesta quinta-feira (28/3), as declarações do presidente Jair Bolsonaro (PSL) incentivando as Forças Armadas a comemorem a data de início de um dos períodos mais obscuros da história brasileira. A declaração foi dada durante as comemorações do centenário do presidente João Goulart, o Jango, promovidas pela Câmara Legislativa do Distrito Federal.

“Nós já esperávamos que esse governo comemorasse o golpe, as torturas e as barbáries, pois os livros de cabeceira deles são de ditadores. Eles dizem que nós éramos os subversivos, mas foram eles quem subverteram a Constituição de 1945. Camaradas, estamos aqui para, se necessário, libertar o Brasil deles, mas de forma pacífica”, protestou João Goulart Filho.

A celebração dos 100 anos de nascimento de Jango foi promovida pelo deputado distrital Reginaldo Veras (PDT) a pedido do presidente regional do PPL – partido que se fundiu ao PCdoB –, Antônio Campanella. A cerimônia teve a presença de movimentos sindicais e de representantes de partidos políticos.

João Goulart Filho foi candidato à Presidência da República no ano passado, quando ficou na 13ª colocação, com pouco mais de 30 mil votos. No segundo turno, ele apoiou o então presidenciável do PT, Fernando Haddad, que acabou derrotado por Jair Bolsonaro.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?