metropoles.com

Enem: Bolsonaro vai apurar se houve erro do governo ou sabotagem

O Ministério da Educação admitiu que houve “inconsistências” na correção de 5.974 provas de candidatos

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rafaela Felicciano/Metrópoles
Jair Bolsonaro
1 de 1 Jair Bolsonaro - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) afirmou nesta terça-feira (28/01/2020) que vai apurar se houve falha do governo ou humana, além de sabotagem, no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019.

“Enem tá complicado. Eu tô conversando com ele [ministro da Educação, Abraham Weintraub], tá? Para ver se foi alguma falha nossa, falha humana, sabotagem, seja lá o que for. Temos que chegar no final da linha e apurar isso daí. Não pode acontecer isso”, indicou. “Eu não quero me precipitar dizendo o que deve ter acontecido com o Enem”, completou o presidente na entrada do Palácio da Alvorada.

“Acho que todas as cartas estão na mesa. Não quero dizer que é isso, tá certo, para querer se eximir, talvez, de responsabilidade que seja nossa. Não sou dessa linha. Eu quero realmente é apurar e chegar no final da linha para falar com propriedade. Se for nossa, assume. Se for de outros, mostra com provas o que houve”, completou.

Enem 2019
Segundo o Ministério da Educação, houve “inconsistências” na correção de 5.974 exames, entre 3,9 milhões de alunos. O erro só foi identificado após reclamação dos estudantes, que perceberam aumento nas notas de corte do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), o que deixaria vários candidatos fora da lista de aprovados.

O ministro da Educação, Abraham Weintraub, admitiu o erro, mas garantiu que todos os danos haviam sido reparados.

Na última sexta-feira (24/01/2020), a Justiça de São Paulo determinou a comprovação, por parte do governo, de que os erros na correção das provas do Enem 2019 foram total e efetivamente sanados.

Além de pedir por uma nova análise do governo quanto às falhas, a decisão pediu a suspensão da divulgação dos resultados do Sisu a partir do dia seguinte ao término do prazo para inscrição, nesse domingo (26/01/2020).

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?