Em viagem à China, deputado do DF reacende polêmica do “azul e rosa”
Luis Miranda (DEM) publicou vídeo dentro de avião brincando com as cores da necessaire e relembrando a polêmica da ministra Damares Alves
atualizado
Compartilhar notícia
Em viagem à China, com a missão de visitar empresas de segurança e tecnologia, o deputado federal eleito Luis Miranda (DEM-DF) reacendeu a polêmica provocada por Damares Alves, ministra da Mulher, Família e Direitos Humanos, sobre o uso das cores azul e rosa. Logo após o embarque, ocorrido na última segunda-feira (14/1), e já no avião, o parlamentar publicou um vídeo no Instagram afirmando que, na companhia aérea, homens recebem objetos de cor azul e mulheres, rosa. Ele mostrou a necessaire distribuída aos passageiros do voo em que estava.
“Acabamos de receber aquela necessaire. Eu vou pegar a minha… Azul. Qual a cor da sua necessaire?”, perguntou ele à também deputada eleita Carla Zambelli (PSL-SP). “É um rosa com vinho. Linda, não é?”, respondeu a deputada. “Homens recebem bolsinha azul, e mulheres recebem bolsinha rosa. Damares, você estava certa, meu amor”, finalizou o deputado no vídeo.
Há pouco mais de uma semana, Damares Alves causou polêmica ao utilizar cores para falar sobre a ideologia de gênero. Um vídeo divulgado na internet mostra ela dizendo: “meninos vestem azul e meninas vestem rosa”. Segundo ela, isso era símbolo de uma “nova era”. A declaração gerou diversas reações, inclusive revoltas e manifestações contrárias de pessoas na internet. Ela disse que a fala era apenas uma “metáfora”.
A KLM, companhia aérea pela qual os parlamentares voaram para a China, enviou, por meio de nota, posicionamento acerca do tema. Ao Metrópoles, a empresa disser acreditar que “a diversidade é fundamental para as relações em sociedade e defende a livre exposição de opiniões. Para todos os clientes da classe executiva, a empresa oferece uma variedade de cores e formatos de seus nécessaires, variando ao longo do ano. Sempre valorizando nossos clientes, deixamos a escolha do kit de amenidades de acordo com sua preferência”.
Além de Luis Miranda e Carla Zambelli (PSL-SP), outros parlamentares embarcaram para o país asiático: a senadora eleita Soraya Thronicke, os deputados eleitos Daniel Silveira, Tio Trutis, Junior Bozzella, Felício Laterça, Bibo Nunes, Charlles Evangelista, Marcelo Freitas e Sargento Gurgel – todos do PSL – e o deputado Alexandre Serfiotis (PSD). Foram também cinco funcionários do governo envolvidos na formulação de políticas públicas.
Segundo os congressistas, a viagem é um convite da Embaixada da China, custeada pelo governo daquele país. Luis Miranda afirmou que o objetivo da viagem é o de reforçar laços entre os dois países na nova administração. “Queremos o estreitamento cultural e tecnológico na área de segurança pública”, disse ele durante a escala, em Amsterdam.
De acordo com a assessoria da deputada Carla Zambelli, “não há interesse em se envolver com questões ideológicas do governo brasileiro, e sim estabelecer melhores relações comerciais”.