metropoles.com

Em nova entrevista, Lula ataca Moro, Lava Jato, Bolsonaro e a TV Globo

Ex-presidente falou para Juca Kfouri e José Trajano, da TVT: “Construíram um processo de mentira, mas exageraram”

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução
Kfouri-Lula
1 de 1 Kfouri-Lula - Foto: Reprodução

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que cumpre pena na superintendência da Polícia Federal, em Curitiba (PR), condenado pela Lava Jato, concedeu entrevista aos jornalistas Juca Kfouri e José Trajano, da TVT, que foi ao ar na noite desta quinta-feira (13/06/2019). Foi sua primeira manifestação depois do episódio da troca de mensagens entre o então juiz Sergio Moro com o coordenador da força-tarefa da Lava Jato, procurador Deltan Dallagnol. Ambos foram alvo do petista, além da TV Globo e do presidente Jair Bolsonaro (PSL).

Sobre o atual ministro da Justiça e Segurança Pública, o ex-presidente não poupou adjetivos e foi incisivo: “Ele é um mentiroso”. Sobre Dallagnol, autor do famoso power point que apontou Lula como o comandante da corrupção da Petrobras, o petista disse que ele deveria ter siso preso ou destituído do cargo.

“Segundo Lula, a sentença que Moro lhe deu, imputando-lhe uma pena de nove anos e seis meses de prisão por corrupção passiva e lavagem de dinheiro, não apresenta provas de nenhum crime. “Por que é que eu estou preso? Por fato indeterminado? Qual fato? Eles fizeram isso: ‘se não tem tu, vai tu mesmo'”.

O ex-presidente reiterou que Moro e a Lava Jato construíram um processo de mentira, mas exageraram. Para ele, o site The Intercept não fez nenhuma denúncia, apenas trouxe a verdade para a sociedade brasileira.

“Aos poucos as coisas vão acontecendo”, disse. “Engana-se quem pensa que foi o juiz [o cérebro da Lava Jato]. O Departamento de Justiça dos Estados Unidos o orientou. Ou por que teriam tanta pressa de pagar os acionistas americanos da Petrobras? Seu Dallagnol queria criar um fundinho com R$ 2,5 bilhões da empresa, no que eu chamo de Criança Esperança do Dallagnol. Mas se preparem, porque um dia o povo vai querer esse patrimônio de volta”.

Dando cabeçadas
Lula imagina que moro, depois das revelações do Intercept, deve estar “dando cabeçadas”. E que o coordenador da Lava Jato não pode avocar a Bíblia e Deus porque ele mente.

“Vou falar em nome da minha bisneta que tem dois anos: pode pegar a turma da força-tarefa da Lava jato, a turma de delegados que me investigou e fizeram inquéritos contra mim, pegar o Moro e enfiar todos eles no liquidificador, bater e quando você experimentar o suco não dá a honestidade do Lula”, colocou.

Clima de pânico
Já a emissora carioca, de acordo com Lula, criou num clima de pânico no país, colocando a sociedade contra o PT. Equação essa que levou Bolsonaro à Presidência da República. “Quando alguém está com medo, se aproxima do monstro pra buscar proteção”, disse. “Por isso que o Brasil pariu essa coisa chamada Bolsonaro. A Globo deveria ser mais séria”.

O presidente se mostrou atento às movimentações do Supremo Tribunal Federal (STF), que no próximo dia 25 julgará novo pedido de liberdade do ex-presidente, mas assegurou que não alimenta expectativas. “Só quero justiça. Peço a Deus que alguma instância leia meu processo, minha defesa”, destacou.

“Meu processo foi 100% político. Eu nem precisava de advogado. A Suprema Corte tem que ter coragem de ser a guardiã da Constituição e que recupera o padrão de confiança que não pode deixar de ter”, falou.

Antissistema
O presidente Bolsonaro também esteve na mira da metralhadora giratória do petista. Para ele, o capitão da reserva conseguiu se vender para uma “sociedade assustada” como o antissistema. E aproveitou para relembrar ao chefe do Executivo e ao seu ministro da Economia, Paulo Guedes: “Nós tínhamos acabado com a fome nesse país”.

Lula acusou Bolsonaro e Guedes de quererem economizar R$ 1 trilhão em 10 anos, com a reforma da Previdência, para pagar o sistema financeiro. “Guedes vai em Nova York e diz, na maior cara de pau, que quer vender o Palácio do Planalto. Só não vende a cadeira do Bolsonaro porque ninguém quer”, afirmou.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?