metropoles.com

Em áudio, deputado fala em troca de cargos pela reforma da Previdência

Áudio que circula nos corredores do Congresso Nacional mostra Julian Lemos (PSL-PB) comentando movimentação de parlamentares

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução
antes Rueda Bivar
1 de 1 antes Rueda Bivar - Foto: Reprodução

Um áudio circula entre os corredores da Câmara dos Deputados e, segundo informações do jornal O Globo, já chegou ao Planalto: no arquivo, o deputado federal Julian Lemos (PSL-PB) comenta que parlamentares – inclusive ele próprio – têm exigido e negociado cargos em troca de votos favoráveis à reforma da Previdência, principal projeto do primeiro ano do governo Bolsonaro.

Segundo o jornal, trata-se de um telefonema de 12 minutos em que o parlamentar conversa com o secretário-geral do PSL na Paraíba e assessor do Ministério do Turismo, Fabio Nobrega Lopes. Lessa afirma ter conseguido, junto à Casa Civil, a prerrogativa de indicar nomes para cargos na direção da Fundação Nacional da Saúde (Funasa) da Paraíba e na sede regional do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra).

No áudio, Lemos relata a Lopes que outros parlamentares também estão buscando – ou vão buscar – acordos parecidos. Procurado pela reportagem do jornal, o deputado disse que pedirá à Polícia Federal que investigue a origem da gravação, que chamou de “grampo ilegal”. Segundo uma fonte do jornal, de fato a gravação aconteceu sem o consentimento ou o conhecimento dos interlocutores.

“O áudio é crime. É uma violação gravíssima, uma agressão, um fato grave. Isso aí vai rolar Polícia Federal. É extremamente absurdo isso. Não tem nada que desabone, única coisa que vejo criminosa é a gravação ilegal. Sou um deputado federal, imagine se os deputados agora têm seu sigilo telefônico quebrado”, comentou Lessa.

Na conversa gravada, Lemos menciona uma reunião na Casa Civil, durante a qual cargos da esfera estadual teriam sido acordados e seriam distribuídos depois do Carnaval. O assessor do Ministério do Turismo também afirmou que Onyx Lorenzoni (DEM-RS) teria participado dos encontros. O jornal procurou o ministro-chefe da Casa Civil, mas ele não comentou o diálogo.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?