metropoles.com

Eleições na Argentina: Bolsonaro diz que é possível abandonar Mercosul

O ministro da Economia, Paulo Guedes, já havia sinalizado sobre a medida caso a chapa que tem como vice Cristina Kirchner vença

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
JP Rodrigues/Metrópoles
Presidente Jair Bolsonaro fala na saída do Palácio da Alvorada
1 de 1 Presidente Jair Bolsonaro fala na saída do Palácio da Alvorada - Foto: JP Rodrigues/Metrópoles

O presidente Jair Bolsonaro (PSL) disse nesta sexta-feira (16/08/2019) que concorda com o ministro da Economia, Paulo Guedes, sobre a possibilidade de o Brasil abandonar o Mercosul, caso a chapa encabeçada por Alberto Fernandez, tendo como vice a ex-presidente Cristina Kirchner, vença as eleições argentinas.

De acordo com o chefe do Executivo nacional, o ministro está perfeitamente afinado com ele “por telepatia” e que a decisão estará avalizada. “O atual candidato que está na frente, que tem a Cristina Kirchner como vice, fez visita ao Lula e já falou que há uma injustiça ali. Então, o Paulo Guedes, perfeitamente afinado comigo, por telepatia, já falou: ‘Se criar problema, o Brasil sai do Mercosul’. E está avalizado, sem problema nenhum”, afirmou.

Segundo Bolsonaro, a ideia de abandonar o bloco econômico por questões ideológicas vem desde a campanha eleitoral, nas primeiras conversas com o então conselheiro.

“Durante a campanha, eu falava com o Paulo Guedes do viés ideológico, do meu sentimento e que tinha que acabar com o Mercosul. Nós chegamos, afastamos o viés ideológico. Contato excelente com o Macri [Mauricio Macri, atual presidente argentino], com o Marito [Marito Abdo, presidente do Paraguai]. No Uruguai, apesar de ser um cara lá da esquerda, deu para conversar numa boa”, ressaltou o mandatário da República.

Conforme entendimento do titular do Palácio do Planalto, com a economia do país vizinho afundando, a elite vai fugir da Argentina. Frisou ainda que o Rio Grande do Sul, estado fronteiriço, poderá virar Roraima, ao se referir à fuga de venezuelanos para o norte do Brasil.

“O Rio Grande do Sul pode se transformar em uma Roraima. Se a questão econômica afundar na Argentina com desemprego e recessão. E é um governo ditatorial esse do passado, a elite vai fugir imediatamente”, pontuou o presidente brasileiro.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?