metropoles.com

Dilma e Lula ficam fora de relatório final da CPI do BNDES

Deputado do DEM, Kim Kataguiri classificou resultado como uma “meia pizza”, já que outros nomes famosos tiveram o indiciamento sugerido

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Michael Melo/Metrópoles
Michael Melo/Metrópoles
1 de 1 Michael Melo/Metrópoles - Foto: Michael Melo/Metrópoles

Os ex-presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff (PT) não tiveram o indiciamento sugerido pelo relatório final da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do BNDES instalada na Câmara dos Deputados. O texto foi aprovado na tarde desta terça-feira (22/10/2019), último dia do prazo de funcionamento do colegiado, e a exclusão dos petistas foi fruto de uma negociação entre deputados do centrão e da oposição, especialmente do PT, que possui a maior bancada da Casa, com 54 membros.

Ainda pode haver uma reviravolta, pois falta a votação de três destaques e dois deles pedem a reinclusão dos nomes dos presidentes petistas entre os indiciados.

O texto do relator Altineu Côrtes (PL-RJ) sugere o indiciamento pelo Ministério Público dos grupos empresariais Odebrecht e seus responsáveis, Emílio e Marcelo Odebrecht; e J&F, dos irmãos Joesley e Wesley Batista, donos do frigorífico JBS. Além disso, pede o indiciamento de ex-ministros, ex-presidentes do BNDES, servidores públicos e funcionários do banco.

O texto-base foi aprovado por 19 votos a 10, após três horas e meia de debate.

Meia pizza
A exclusão dos nomes dos ex-presidentes petistas foi a forma encontrada pelo relator para impedir que o relatório fosse arquivado sem votação, pois não havia acordo.

No último dia 21 de outubro, a oposição havia conseguido derrubar pela quarta vez seguida a votação do relatório que pede o indiciamento de cerca de 70 pessoas entre políticos, empresários e diretores do banco.

Para o deputado federal Kim Kataguiri (DEM-SP), o resultado da votação representou uma “meia pizza”. “Sugerimos o indiciamento de Joesley e Wesley, mas ao mesmo tempo deixamos de fora o líder da quadrilha, que é o ex-presidente Lula, e a ex-presidente Dilma. Lamento muito que não tenhamos conseguido”, discursou ele.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?