metropoles.com

“Desmatamento não vai acabar. Queimada é cultural”, diz Bolsonaro

Dados divulgados nesta semana pelo Instituto de Nacional de Pesquisas Espaciais indicam aumento da área devastada na Amazônia

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
JP Rodrigues/Metrópoles
jair bolsonaro
1 de 1 jair bolsonaro - Foto: JP Rodrigues/Metrópoles

Ao ser questionado se tomou providências em relação ao desmatamento na Amazônia, apontado como recorde pelo Instituto de Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), o presidente Jair Bolsonaro (PSL) disse que não há como acabar com os incêndios na floresta.

Segundo o presidente, queimada é algo “cultural”. “Olha, você não vai acabar com o desmatamento. Queimada é cultural”, disse o presidente ao deixar o Palácio da Alvorada, na manhã desta quarta-feira (20/11/2019).

O chefe do Executivo voltou a criticar os governos petistas e a ex-ministra do Meio Ambiente Marina Silva, gestora da pasta durante o governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

“Eu vi a Marina Silva criticando anteontem. No período dela [como ministra], tivemos a maior quantidade de ilícitos na região amazônica”, acusou o presidente, sem responder ao questionamento sobre as providências que devem ser tomadas pelo atual ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, sobre o desmatamento na região.

Segundo dados do Inpe, a área desmatada na Amazônia foi de 9.762 km² entre agosto de 2018 e julho de 2019, um aumento de 29,5% em relação ao período anterior (agosto de 2017 a julho de 2018), que registrou 7.536 km² de área desmatada.

Os dados foram divulgados nessa segunda-feira (18/11/2019) pelo Projeto de Monitoramento do Desmatamento na Amazônia Legal por Satélite (Prodes), considerado o mais preciso para medir as taxas anuais, porém questionado pelo governo.

Compartilhar notícia

Todos os direitos reservados

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?