metropoles.com

Deputado propõe CPI na Câmara para investigar Aneel

Léo Moraes defendeu a apuração de possíveis irregularidades em contratos de concessão de energia e em aumentos de tarifas

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Foto: Pablo Valadares/Câmara dos Deputados
Imagem colorida, Léo Moraes (Podemos) - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida, Léo Moraes (Podemos) - Metrópoles - Foto: Foto: Pablo Valadares/Câmara dos Deputados

O deputado federal Léo Moraes (Podemos-RO) protocolou, na última terça-feira (17/12/2019), um requerimento de criação de Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

Ao Metrópoles, o parlamentar disse que a CPI surge de uma “demanda da sociedade brasileira” e dos trabalhos da Comissão de Minas e Energia, da qual ele é suplente. “Sessão após sessão nós recebemos esse pleito, os valores cobrados são aviltantes; além da péssima qualidade dos serviços, e a Aneel sequer faz a cobrança”, criticou.

Segundo a proposta, a comissão vai atuar para “apurar decisões e resoluções” que não atenderiam aos requisitos técnicos e legais”, entender “constantes aumentos de tarifas de energia elétrica” e apurar “possíveis irregularidades nos processos de fiscalização e controle nos contratos de concessão de energia”.

“Já há algum tempo temos presenciado decisões principalmente por parte da Aneel que visam apenas onerar a população com seguidos aumentos de tarifa de energia, resoluções que inibem a diversificação da matriz energética, omissão fiscalizatória, entre outras”, escreveu ele na justificativa.

A previsão do parlamentar é de que a comissão seja instalada no início do ano que vem. A Secretaria-Geral da Mesa já conferiu as assinaturas e confirmou o apoio de 181 parlamentares – são necessárias 171 para validar a criação da CPI.

Moraes disse ainda que não há previsão quanto a quem presidirá a CPI, quem será o relator ou mesmo quanto ao calendário dos trabalhos e oitivas. “Isso tem que ser feito em coletivo, depois que ela estiver instalada.”

Investigação

Em novembro, a Polícia Federal (PF) deflagrou uma operação contra a Aneel, a Elétron, para apurar o possível recebimento indevido de valores por um ex-diretor da agência – a estimativa é de que decisões tomadas por diretores em desacordo com pareceres técnicos geraram prejuízos superiores a R$ 12 milhões ao erário.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?