metropoles.com

Deputado em SP, Arthur do Val, o Mamãe Falei, é expulso do DEM

“Quem está perdendo é o partido”, declarou o recém-lançado candidato do MBL a prefeito de SP. Ele foi acusado de infidelidade partidária

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução/Facebook
Arthur do Val
1 de 1 Arthur do Val - Foto: Reprodução/Facebook

Quatro dias após ser lançado candidato a prefeito de São Paulo pelo Movimento Brasil Livre (MBL), o deputado estadual Arthur do Val, o Mamãe Falei, foi expulso do partido pelo qual foi eleito, o DEM, após decisão da Comissão Executiva Estadual do partido. Crítico do governo João Doria (PSDB), que é apoiado pelo DEM, o deputado afirmou que “quem está perdendo é o partido”.

O deputado vinha fazendo críticas no plenário e nas redes sociais ao vice-governador do Estado, Rodrigo Garcia, presidente estadual da legenda, e a figuras como o presidente do Senado, Davi Alcolumbre, também democrata. O governador Doria é tratado por Val como “lobista que vê São Paulo do helicóptero”.

O partido têm acordo com o PSDB para apoiar na capital paulista a candidatura de Bruno Covas à reeleição. Na mesa, estaria a concordância tucana para abrir mão da cabeça de chapa nas eleições estaduais de 2022 em favor de Rodrigo Garcia, uma vez que Doria se coloca como pré-candidato à Presidência.

A expulsão atendeu requerimento feito ao Conselho de Ética do partido, que recomendou a expulsão. A saída, assinada por 11 dirigentes do partido, foi decidida por unanimidade.

Val disse que não esperava a atitude do partido, mas que não se surpreendeu. “Desde que eu entrei, houve um desconforto, porque minha atuação é completamente independente, critico muito o governo Doria”, disse. “Eu fiz os discursos mais contundentes, acho que da história da Assembleia, contra o governador.”

Ele disse considerar que a decisão pela expulsão pode ser uma mensagem dos dirigentes democratas à base do partido, como um alerta para outros casos de posicionamentos diferentes daqueles determinados pelo DEM. “Mas não esperava que fossem me expulsar.”

O deputado disse que manterá o cargo (uma vez tem direito a isso) e que ainda mantém sua pré-candidatura à prefeitura. “Acho que o partido deu um baita tiro no pé. Primeiro porque, se eu conseguir outro partido, eles vão ter outro concorrente contra o Bruno. Segundo, que eu sou deputado mais votado do partido, sou jovem, não tenho nenhum histórico de corrupção, trago uma luz para o partido.”

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?