metropoles.com

Deputado do PSol chama colega do Novo de “moleque safado”

Após os parlamentares Ivan Valente (PSol-RJ) e Marcel Van Hattem (Novo-RS) discutirem, as falas foram interrompidas por um breve momento

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Pablo Valadares/Câmara dos Deputados
marcel-van-hattem1
1 de 1 marcel-van-hattem1 - Foto: Pablo Valadares/Câmara dos Deputados

Cerca de uma hora depois do início da sessão para a leitura do parecer da reforma da Previdência, o clima ficou tenso entre os parlamentares. Ivan Valente (PSol-RJ) tomou a palavra e acabou batendo boca com Marcel Van Hattem (Novo-RS). Enquanto o deputado gaúcho falava, o psolista sentiu-se ofendido e chamou o colega de “moleque safado”. Como reposta, o político do Novo rebateu: “Mentiroso”.

Na sequência, o presidente da comissão especial, Marcelo Ramos (PL-AM), interrompeu as discussões e pediu ordem. “Não tenho condições de levantar da mesa para apartar briga”, disse.

Enquanto Ivan Valente criticava os itens da reforma, Marcel pontuava que o parlamentar tinha aposentadoria de deputado. Foi o suficiente para a discussão começar. Mesmo após o presidente chamar a atenção de ambos, os dois continuaram o entrevero. “Fora do microfone não posso controlar a discussão”, prosseguiu Ramos. Por fim, disse que era preciso “esperar a temperatura baixar” antes de retomar a sessão.

Após acordo entre a oposição e o presidente da Comissão Especial que analisa a reforma da Previdência, o colegiado deu início à sessão com mais de uma hora de atraso. A audiência começou com discursos de líderes e, em seguida, o relator Samuel Moreira (PSDB-SP) vai ler o parecer.

Moreira apresenta o relatório sem os dois principais pontos defendidos pelo governo: o sistema de capitalização e a inclusão de estados e municípios. A pressão dos governadores não foi suficiente para convencer os parlamentares.

Inicialmente, o parecer não inclui as unidades federativas, mas a esperança do tucano é que, até o dia da votação em plenário, previsto para a primeira semana de julho, um acordo seja firmado entre lideranças partidárias, governadores e Executivo para reintroduzi-los por meio de um destaque ao texto.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?