metropoles.com

Debate da reforma termina nesta quarta (26); votação está indefinida

Mesmo com a vontade dos apoiadores da Previdência em analisar o parecer, a previsão é de apreciação na quinta-feira (27/06/2019)

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Marcelo Camargo/Agência Brasil
Comissão-Especial-Previdência1
1 de 1 Comissão-Especial-Previdência1 - Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

A fase de discussão do parecer da reforma da Previdência deve se encerrar nesta quarta-feira (26/06/2019), após quatro sessões cedidas para o debate. No início da reunião, restavam 47 parlamentares inscritos para falar ao colegiado, até que se inicie a votação do texto, elaborado pelo relator, Samuel Moreira (PSDB-SP).

Apesar da vontade do presidente da Comissão Especial, Marcelo Ramos (PL-AM), de colocar o voto complementar de Moreira para votação ainda nesta quarta, ainda há o imbróglio que envolve os governadores e o Centrão.

O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), à frente das articulações no Congresso pela aprovação da reforma, se reúne com representantes das unidades federativas nesta manhã para tentar construir um acordo.

Até que haja um entendimento, Moreira, Ramos e Maia acreditam que vale a pena esperar para ler o texto substitutivo. “Atrasar uma hora, cinco horas ou um dia, nesta reta final, se for para um entendimento, não vejo problema”, apontou o presidente da Comissão Especial. Por isso, a previsão de apreciação é quinta-feira (27/06/2019).

Assim que acabar o período de discussão, há, ainda, cinco requerimentos para serem analisados. Todos são para adiamento de votação de uma, duas, três, quatro e cinco sessões. Com o pior dos cenários, se o último fosse aprovado, a análise do voto complementar ficaria para a quinta-feira da semana que vem, conta Ramos.

Além disso, o acordo entre oposição e governo já não está mais em vigor e deputados contrários à reforma pretendem obstruir a pauta. Antes do início das discussões do parecer, definiram que oposicionistas não atrapalhariam nem a leitura do parecer nem o debate, desde que não houvesse um limite para o número de inscrições para fala e que nenhum parlamentar governista apresentasse um requerimento de encerramento de discussão.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?