Davi Alcolumbre assume a Presidência da República interinamente
Com viagens de Jair Bolsonaro, Hamilton Mourão e Rodrigo Maia, presidente do Senado ocupa o Palácio do Planalto
atualizado
Compartilhar notícia
O presidente da República em exercício, Hamilton Mourão, viajou para o Peru nesta quarta-feira (23/10/2019) e quem ocupa o cargo a partir desta tarde até a próxima sexta-feira (25/10/2019) é o presidente do Senado Federal, Davi Alcolumbre (DEM-AP).
O senador só representa o Palácio do Planalto porque o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), que é o segundo na linha sucessória da presidência da República, estará em passagem pela Inglaterra e pela Irlanda.
Em sua conta no Twitter, Alcolumbre divulgou uma fotografia do momento da transição e disse exercerá a presidência com “humildade”.
É com a mesma humildade, que carrego ao longo de toda a minha vida pública, e compromisso com o Amapá e o Brasil, que assumo o cargo de presidente da República em exercício até a próxima sexta-feira (25), em razão de viagem oficial ao exterior do vice-presidente @GeneralMourao. pic.twitter.com/kqdtPwsCSb
— Davi Alcolumbre (@davialcolumbre) October 23, 2019
Em um dos compromissos no Peru, Mourão vai negociar com o governo do país vizinho, junto ao ministro da Defesa, Fernando Azevedo e Silva, a venda de dois submarinos brasileiros que estão fora de uso.
“Vai depender de um acordo com a Marinha do Brasil e a Marinha peruana, obviamente com o aval dos dois governos, em relação ao preço”, explicou.
O vice-presidente se encontrará com presidente peruano, Martín Vizcarra, mas não tratará pautas específicas. “Ali é só levar los saludos del presidente Bolsonaro”, disse, improvisando no espanhol.
Entre os assuntos a serem conversados com outras autoridades do país, Mourão mencionou problemas comuns de fronteiras.
Hamilton Mourão retorna ao Brasil na sexta-feira (25/10/2019) e o presidente Jair Bolsonaro estará em viagem à Ásia e ao Oriente Médio até o dia 31 de outubro.