metropoles.com

Datafolha: maioria reprova falas de Bolsonaro sobre “cocô” e “paraíba”

A pesquisa ouviu 2.878 pessoas em 175 municípios, entre os dias 29 e 30 de agosto

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
JP Rodrigues / Metrópoles
O presidente Jair Bolsonaro no quebra queixo com a imprensa no Palácio da Alvorada
1 de 1 O presidente Jair Bolsonaro no quebra queixo com a imprensa no Palácio da Alvorada - Foto: JP Rodrigues / Metrópoles

A maior parte dos brasileiros discorda das declarações polêmicas do presidente Jair Bolsonaro (PSL), segundo pesquisa Datafolha publicada no jornal Folha de S.Paulo nesta segunda-feira (02/09/2019). Algumas delas, inclusive, levaram a uma crise diplomática, como os embates entre o chefe do Executivo brasileiro e o mandatário francês, Emmanuel Macron, sobre a situação da Amazônia.

Ao sugerir a jornalistas uma forma de contribuir para a preservação do meio ambiente, o presidente disse que era preciso “fazer cocô dia sim, dia não”. De acordo com o levantamento, 88% dos brasileiros não concordam com a declaração de Bolsonaro. Apenas 10% disseram estar de acordo com a afirmação.

Na mesma ocasião, o chefe do Executivo disse que “pessoas com mais cultura têm menos filhos”, mas ele seria a exceção, pois teve cinco. Em relação a essa declaração, Bolsonaro teve a desaprovação de 63%.

“Paraíba”
Outra frase polêmica de Bolsonaro avaliada pelo Datafolha foi sobre o Nordeste. Em uma conversa informal com o ministro-chefe da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, o presidente disse: “Daqueles governadores ‘de paraíba‘, o pior é o do Maranhão. Tem que ter nada com esse cara”. Na oportunidade, ele se referia a Flávio Dino (PCdoB). De acordo com a pesquisa, 69% dos brasileiros disseram discordar da fala.

Sobre a indicação do filho Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) para a Embaixada do Brasil em Washington, nos Estados Unios, Bolsonaro afirmou que “pretendia beneficiar o filho, sim”. Essa declaração foi reprovada por 70% dos entrevistados.

A pesquisa ouviu 2.878 pessoas em 175 municípios, entre os dias 29 e 30 de agosto.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?