Datafolha: 54% consideram justa soltura do ex-presidente Lula
Pesquisa revelou ainda que o apoio ao petista é maior entre nordestinos, desempregados e mais pobres
atualizado
Compartilhar notícia
A maioria da população – 54% – considera justa a soltura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), de acordo com pesquisa Datafolha. Outros 42% a consideram injusta e o restante (5%) disse não saber. As informações são do jornal Folha de S.Paulo.
Lula foi solto no início do mês passado, após 580 dias na carceragem da Polícia Federal (PF) em Curitiba (PR). Em abril de 2018, mês em que o ex-presidente foi preso, a maioria (54%) considerou justa a prisão do petista.
O levantamento, divulgado nesta terça-feira (10/12/2019), ouviu 2.948 pessoas entre os dias 5 e 6 de dezembro em 176 municípios pelo país. A margem de erro é de 2 pontos percentuais.
Na pesquisa, foi questionado ainda o grau de confiança nas declarações do ex-presidente. Os que dizem “não confiar nunca” somam 37%, enquanto 25% afirmam que “sempre confiam” e 36% afirmam que “às vezes têm confiança” no que fala Lula.
A mesma pergunta foi feita com o atual presidente. O levantamento resultou em um cenário mais desfavorável a Bolsonaro. Cerca de 43% disseram “nunca confiar” no que ele diz e 37% afirmam que “às vezes confiam”. Disseram “confiar sempre” 19%.
O levantamento revelou também que o apoio ao ex-presidente Lula é maior entre nordestinos (71%), desempregados (68%) e mais pobres, com renda de até dois salário mínimos (63%). A maior confiança em Bolsonaro, por sua vez, está no Sul e Sudeste (47%), empresários (29%) e mais ricos, com renda superior a 10 salários mínimos (38%).