metropoles.com

Damares exonera coordenadora de conselho após críticas à Previdência

Publicação do DOU desta segunda mostrava recomendações do Conselho Nacional de Direitos Humanos sobre a reforma

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução/Youtube
damares-azul1
1 de 1 damares-azul1 - Foto: Reprodução/Youtube

A ministra da Família, Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Damares Alves, exonerou a coordenadora geral do Conselho Nacional de Direitos Humanos (CNDH), Caroline Dias dos Reis. O motivo da demissão seria pelo órgão recomendar que o Senado Federal rejeite o texto da reforma da Previdência. A decisão foi publicada no Diário Oficial desta terça-feira (27/08/2019).

Ao falar sobre a exoneração nas redes sociais, a ministra disse que cargos de comissão do ministério são de “livre nomeação e exoneração” e que ela “nem sequer assina a exoneração”, por este motivo, seu nome não deveria ser incluído na situação. A publicação no Diário foi assinada pela secretária executiva do órgão, Tatiana Barbosa de Alvarenga. Damares, no entanto, é a chefe do ministério e responde juridicamente pelas suas ações sendo, ao menos aos olhos da Justiça, a responsável maior por todos os atos realizados pela pasta.

Entenda
Na segunda-feira (26/08/2019), uma publicação no Diário Oficial da União apresentava recomendação do Conselho, antes regido por Caroline, que chamava pontos da Previdência de “graves retrocessos sociais”.  Em uma recomendação formal, após a 50ª Reunião Ordinária do grupo, o conselho concluiu que “as regras rompem com a solidariedade geracional”.

A recomendação foi enviada ao presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP) e ao relator da matéria Tasso Jereissati (PSDB-CE). Atualmente, as mudanças na aposentadoria tramitam na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ).

A ministra, novamente pelo Twitter, disse que “este conselho não é ligado a mim. Atua de forma independente. Aliás, recomendo que ignorem as manifestações ideológicas deste colegiado, que está longe de se preocupar com direitos humanos”. O grupo, entretanto, é diretamente ligado ao ministério dirigido por ela.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?