Cultura: Regina Duarte fala sobre ser “protagonista da solução”
A atriz, nova secretária especial da Cultura, compartilhou trecho de entrevista de economista sobre mudança de atitude dos brasileiros
atualizado
Compartilhar notícia
Na primeira publicação no Instagram depois de ter aceitado o convite para chefiar a Secretaria Especial da Cultura, a atriz Regina Duarte compartilhou, na noite dessa quarta-feira (29/01/2020), trecho de uma entrevista do economista Guillherme Marback, diretor da consultoria Crescimentum, publicada na revista Problemas Brasileiros em junho/julho de 2018.
Nela, não se lê a pregunta. Mas a resposta dele, que pode coincidir com o momento vivido pela atriz, ou justificar desejo de ser a quarta secretária especial da Cultura do governo Bolsonoro foi: “Depois de tanta desilusão e promessas não cumpridas buscamos valores [isso ela escreve a mão, no topo do recorte, possivelmente porque este início estava em outra página] individuais, como qualidade de vida, compromisso e honestidade. O que isso demonstra? Não que o brasileiro tenha se transformado completamente, mas houve uma evolução da consciência, ele sabe que precisa protagonizar a solução — ‘Eu tenho que fazer alguma coisa, já que não estão fazendo por mim'”.
Regina Duarte explica, na postagem, que o economista está analisando os resultados da Pesquisa Nacional de Valores, de 2017, e falando das mudanças de atitude dos brasileiros nos últimos oito anos. Ela finaliza a postagem com uma carinha pensativa.
Um pouco depois, ela postou uma foto do Lago Paranoá, que teve ainda mais repercussão do que o post anterior, e onde se lia: “Sob o céu de Brasília”.
Regina Duarte chegou a Brasília no início da tarde dessa quarta para se reunir com o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) e responder que aceitava o convite para ser a nova secretária especial da Cultura, depois da demissão do dramaturgo Roberto Alvim, que usou trechos de um discurso nazista em um vídeo em que apresentava o novo projeto do governo para a cultura brasileira.