Coronavírus: Bolsonaro prevê aprovação de MP da quarentena em 48h
Medida para retirar brasileiros da China deverá ser publicada no Diário Oficial da União (DOU) nesta semana e ser aprovada muito rapidamente
atualizado
Compartilhar notícia
O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) disse, nesta segunda-feira (03/02/2020), em São Paulo, que vai mostrar que “o Brasil não vai deixar os seus para trás”, se referindo aos brasileiros que estão em Wuhan, na China, epicentro do surto de coronavírus.
O governo anunciou que editará uma medida provisória para viabilizar a repatriação dos brasileiros. “Conversei ontem com o Rodrigo Maia [presidente da Câmara dos Deputados] e ele disse que a MP é questão de 48h para aprovar lá e no Senado. Tá tudo redondo, sem problema nenhum. Vamos mostrar que o Brasil não vai deixar os seus para trás”, disse o presidente.
Ao chegarem ao Brasil, os brasileiros deverão ser submetidos a uma quarentena para descartar possíveis infecções pelo vírus. Segundo Bolsonaro, a quarentena poderá ser realizada na Base da Aeronáutica de Anápolis, em Goiás. “Já conversaram com Ronaldo Caiado [governador de Goiás] no tocante a isso aí. Nós temos pressa. Trabalhamos sábado e domingo, toda equipe trabalhou”, concluiu.
A epidemia do novo coronavírus já matou 426 pessoas e infectou mais de 19,5 mil em 24 países.
O Brasil não tem casos confirmados, apenas 14 suspeitas em cinco estados. Mesmo sem casos confirmados, o governo anunciou na manhã desta segunda que vai declarar estado de emergência em saúde pública.