Coordenador do Enem decide sair após chefe ser exonerado por Vélez
Paulo Teixeira deixa Diretoria de Avaliação da Educação Básica do Inep depois que o presidente da autarquia foi exonerado
atualizado
Compartilhar notícia
O responsável pelo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), Paulo César Teixeira, pediu demissão do cargo nesta quarta-feira (27/3). A saída acontece no dia seguinte à exoneração do presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Marcus Vinicius Rodrigues.
Teixeira foi indicação de Marcus Vinicius para a Diretoria de Avaliação da Educação Básica (Daeb) da autarquia.
Exoneração do presidente
Depois de ser exonerado, Marcus Vinicius Rodrigues fez duras críticas ao titular do MEC, Ricardo Vélez Rodríguez: “O Brasil precisa de um ministro da Educação que tenha responsabilidade de gestão, competência e experiência”.
Rodrigues já vinha travando uma disputa interna e trocava farpas com Vélez há semanas. O ex-presidente do Inep contou que discordou da comissão que vai analisar as questões do Enem e tentou barrar integrantes de perfil ideológico e ligados ao filósofo Olavo de Carvalho, guru dos bolsonaristas.
Também disse ter sido convencido pelo secretário de Alfabetização, Carlos Nadalim, a cancelar a avaliação de alfabetização no país.
Nesta quarta, durante audiência no Senado Federal, o ministro da Educação justificou aos parlamentares ter demitido Marcus Vinicius Rodrigues do Inep porque o subordinado havia puxado seu tapete.
Segundo a jornalista Eliane Catanhêde, a série de trapalhadas no MEC já teria convencido o presidente Jair Bolsonaro (PSL) a demitir Ricardo Vélez – a exoneração seria em questão de horas.