metropoles.com

Previdência: veja carta de governadores contra exclusão dos estados

“O país vai crescer em conjunto. E, para isso, essa reforma tem de ser tanto para a União quanto para estados e municípios”, defendeu o mandatário do DF, Ibaneis Rocha

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Igo Estrela/Metrópoles
Ibaneis Rocha e Tadeu Filippelli
1 de 1 Ibaneis Rocha e Tadeu Filippelli - Foto: Igo Estrela/Metrópoles

Preocupados com a possível exclusão dos estados da reforma da Previdência, governadores marcaram encontro na próxima terça-feira (11/06/2019), em Brasília, para divulgar um manifesto conjunto contrário à proposta. Diferentemente do que foi proposto pelo governo — e defendido novamente pelo ministro da Economia, Paulo Guedes, líderes da Câmara se recusam a aprovar regras mais duras para aposentadorias de servidores estaduais e municipais. A intenção é não assumir o desgaste político de aprovar medidas impopulares.

O governador Ibaneis Rocha (MDB) (foto de destaque) assinou a carta de governadores, divulgada nesta quinta-feira (06/06/2019), solicitando a inclusão de estados e municípios na reforma da Previdência da União, em análise no Congresso Nacional. Segundo o chefe do Executivo distrital, a reforma será o tema central da próxima reunião do Fórum Nacional dos Governadores.

Para os governadores, exigir que estados e municípios aprovem mudanças na esfera local representa “atraso e obstáculo à efetivação de normas cada vez mais necessárias”.

O documento teve o apoio quase todos os governadores, inclusive os do Nordeste, até então críticos da reforma. Não assinaram a carta apenas os governantes da Bahia, Rui Costa (PT), e do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB).  Para Ibaneis, a reforma é importante para o ajuste das contas públicas e também é um sinal de estabilidade para o mercado financeiro voltar a investir no Brasil.

“O país não vai crescer aos poucos. O país vai crescer em conjunto. E, para isso, essa reforma da Previdência tem de ser tanto para a União quanto para estados e municípios”, assinalou o titular do Palácio do Buriti. Para o governador, se a reforma não for aprovada neste ano, o Brasil vai mergulhar no caos em 2020: “Nós vamos chegar com um desemprego ainda maior. E isso é que vai gerar a rejeição nas urnas. Então, acho que temos de virar a página neste momento”.

O governador do DF acredita que os gestores do Nordeste vão apoiar a reforma condicionando mudanças nas propostas do Benefício Continuado (BPC) e nas regras para os professores. Sobre a bancada do DF, considera que a maior parte dos parlamentares vai seguir o mesmo raciocínio, com exceção da deputada federal Érica Kokay (PT).

Contudo, Ibaneis destacou que o Brasil vive um momento político diferenciado, com a chegada de outsiders, a exemplo dele próprio. Neste cenário, os governadores não têm o “controle” direto das bancadas, ao contrário de um passado recente.

Levantamento feito pelo Jornal Nacional mostra que 21 dos 27 governadores desejam a inclusão dos estados e municípios na proposta da reforma. Eles pretendem mostrar “unidade em torno da necessidade de aprovar uma reforma por completo”. Assim, o texto assinado pelos chefes do Executivos estaduais tenta convencer deputados.

A reunião do Fórum de Governadores, em Brasília, já estava prevista para terça. O líder do MDB, Baleia Rossi (SP), sugeriu ao relator da reforma, Samuel Moreira (PSDB-SP), que o novo texto fosse apresentado no mesmo dia da reunião. Ele já havia sinalizado que queria apresentar o relatório um dia antes, na segunda-feira.

Leia a carta na íntegra:

Carta de apoio à inclusão dos estados e municípios na reforma da Previdência by Metropoles on Scribd

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?