metropoles.com

Congresso Nacional aprova PEC do Orçamento Impositivo

Na prática, isso significa redução de poderes do Palácio do Planalto

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rafaela Felicciano/Metrópoles
Brasília(DF), 24/08/2015 - Brasília - Congresso Nacional. Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles
1 de 1 Brasília(DF), 24/08/2015 - Brasília - Congresso Nacional. Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

Em sessão conjunta entre a Câmara dos Deputados e o Senado, o Congresso Nacional aprovou, no início da tarde desta quarta-feira (26/06/2019) a emenda constitucional que torna obrigatória a execução das emendas parlamentares de bancadas estaduais.

As novas regras, no entanto, só terão efeito a partir do Orçamento do ano que vem. Segundo o relator do texto, o senador Esperidião Amin (PP-SC), as emendas impositivas trarão uma “maior autonomia para o Legislativo, além de aproximar o Orçamento da realidade”.

Na prática, isso significa que o governo Jair Bolsonaro (PSL) será obrigado a executar as despesas determinadas pelo Congresso Nacional. Ou seja, a PEC limita o poder de investimento do Executivo federal, ao forçá-lo a executar as emendas dos congressistas e, assim, pode até mesmo comprometer o teto de gastos da União.

A proposta, no entanto, após um pedido do governo federal, foi modificada para que a execução das emendas seja feita de forma escalonada, crescendo a cada ano e chegando a 1% apenas em 2021.

“Gostaria de dividir esse momento de alegria e da certeza desse dever cumprido com os mais demais parlamentares. É um momento histórico para o Brasil, para os estados e municípios brasileiros”, afirmou o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP).

A decisão de impor a execução das emendas de bancada foi tomada pelos parlamentares depois de o Ministério da Economia anunciar um corte de R$ 29,8 bilhões no Orçamento de 2019. Foi uma resposta do Congresso a determinações do atual governo.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?