metropoles.com

Com motosserra, deputado corta bloqueio em base indígena de RR

Em vídeo que circula nas redes sociais, o Jeferson Alves afirmou que a cidade de Boa Vista nunca mais ficará isolada

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução
Jeferson Alves com motosserra corrente em terra Waimiri-Atroari
1 de 1 Jeferson Alves com motosserra corrente em terra Waimiri-Atroari - Foto: Reprodução

Com uma motosserra e um alicate de pressão, o deputado estadual Jeferson Alves (PTB-RR) cortou na manhã desta sexta-feira (28/02/2020) uma corrente que protege há anos a área indígena Wairimi Atroari.

O bloqueio retirado pelo deputado controla o acesso à BR-174, que liga Boa Vista (RR) a Manaus (AM). A construção da rodovia, durante o período da ditadura militar, causou uma série de violência contra os povos indígenas.

Vídeo que circula nas redes sociais mostra o deputado Jeferson ao cortar a corrente. Após usar a motosserra e o alicate para arrancar o bloqueio, o parlamentar da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR) destaca que a cidade nunca mais vai ficar isolada.

“Presidente [Jair] Bolsonaro, é por Roraima, pelo Brasil; e não a favor dessas ONGs que boicotam o meu estado. Essa [rodovia] aqui, nunca mais [será fechada]”, disse, ao evidenciar as correntes diante das câmeras.

Os kinja, como se autodenominam os Waimiri Atroari, acionaram a Polícia Federal (PF) e o Ministério Público Federal (MPF).

Longa batalha
O bloqueio no km 120 da BR-174, no trecho da reserva indígena Waimiri Atroari, ocorre diariamente, das 18h às 6h da manhã. O uso da corrente foi autorizado por volta dos anos 70 pelo próprio Exército para proteger o meio ambiente. Os kinja acusam o Estado de genocídio causado durante o período de governos militares.

Os indígenas relatam que homens brancos de uniforme “cor de mato” entraram armados nas terras, destruíram locais sagrados e provocaram a morte de crianças, adolescentes e adultos de aldeias inteiras.

Em contrapartida, o deputado estadual Jeferson Alves alega que não existe mais autorização legal para bloquear a rodovia.

“O estado não pode ser isolado no restante do Brasil. A constituição garante o direito de ir e vir”, disse o parlamentar em conversa com o Metrópoles.

Jeferson defende o desenvolvimento econômico da região e relatou que espera há anos um posicionamento do governo sobre o uso da corrente.

Questionado, o deputado disse achar correto tirar a corrente com as próprias mãos. “Ela é inconstitucional, não pode estar lá”, complementou.

Versões oficiais
A Fundação Nacional do Índio (Funai), que tem por objetivo proteger os direitos dos povos indígenas do Brasil, não se pronunciou até o fechamento desta reportagem. O espaço continua aberto.

Procurada, a Polícia Federal (PF) também não se pronunciou.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?