metropoles.com

Com chance de derrota, Câmara adia votação de projeto de armas

Texto não teve adesão nem de partidos de centro. Na semana que vem, apenas o trecho referente às categorias profissionais será votado

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rafaela Felicciano/Metrópoles
Rodrigo Maia – reforma da Previdência
1 de 1 Rodrigo Maia – reforma da Previdência - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), adiou na noite desta quarta-feira (30/10/2019) a votação da proposta que flexibiliza o porte e a posse de armas no país para a área urbana e para várias categorias de profissionais. Os motivos foram a falta de acordo entre os deputados no plenário e a grande chance de derrota do texto.

Maia marcou a análise para a próxima terça (05/11/2019) e combinou restringir o relatório de Alexandre Leite (DEM-SP) a uma emenda, que abordará apenas o trecho referente aos CACs — colecionadores, atiradores esportivos e caçadores —, que tem unanimidade entre os deputados.

“Apesar de ser uma novela que não acaba, eu pedi ao relator que construa uma emenda circunscrita aos CACs, com o que ele entenda que é relevante para os CACs. Vamos votar sem obstrução, às 16 horas da terça-feira”, disse o deputado fluminense.

Além dos partidos de oposição, as siglas de Centro também entraram em obstrução, como o caso do PL e do Cidadania. Outros partidos, como o PP e o PSDB,  por exemplo, estavam divididos.

O grupo, encabeçado pelo líder do PP, Arthur Lira (AL), pediu ao relator que alterasse o parecer, a fim de ter ao menos uma parte da matéria aprovada. Alexandre Leite, contudo, não cedeu à pressão.

Declararam apoio integral ao projeto de lei 3723/19 o PSL e o DEM. Rodavam o plenário dois folhetos distribuídos pelo relator e por apoiadores do projeto com explicações acerca da proposta, além de perguntas e respostas sobre o tema. No entanto, não houve adesão entre os deputados.

O texto diminui de 25 anos para 21 a idade mínima para a compra do armamento, além de permitir a regularização da posse sem comprovação de capacidade técnica, laudo psicológico ou ficha limpa – sem antecedentes criminais.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?