Ceilândia é citada por Bolsonaro em discurso de posse no Congresso
A primeira-dama, Michelle Bolsonaro, nasceu na região administrativa do DF
atualizado
Compartilhar notícia
O agora presidente da República, Jair Messias Bolsonaro (PSL), iniciou o seu discurso de posse citando a cidade de Ceilândia, terra de sua esposa, Michelle Bolsonaro. “Agradeço a minha querida Michelle [Bolsonaro] de Ceilândia, aqui perto”, destacou.
Michelle de Paula Firmo Reinaldo Bolsonaro está casada com Bolsonaro há 10 anos. Eles têm uma filha, de 7 anos. Os dois se conheceram quando ela era funcionária da Casa e ele já era deputado.
Bolsonaro, na sequência, pregou a união nacional e disse que pretende tirar a “ideologia” das ações do governo. “Vamos unir o povo, valorizar a família, respeitar as religiões e nossa tradição judaico-cristã. Pretendo partilhar o poder, de forma progressiva, responsável e consciente, de Brasília para o Brasil, do poder central para estados e municípios”, disse.
Na sequência, ele pediu apoio dos congressistas para as propostas que enviará ao Legislativo. “Com humildade, volto a essa casa não mais como deputado, mas como presidente da República Federativa do Brasil, graças aos votos dos brasileiros”, disse o presidente Jair Bolsonaro. Durante discurso na sessão solene de posse, no Congresso Nacional, Bolsonaro disse ainda que conta com os congressistas para “libertar o Brasil da corrupção”.
O discurso do presidente da República durou pouco mais de 10 minutos. Durante a fala, o novo chefe do Executivo disse ainda que a sua posse é uma chance única de resgatar a esperança do povo brasileiro. “Vamos unir o povo, valorizar a família, combater a ideologia de gênero e as amarras ideológicas”, diz Bolsonaro.
Jair Bolsonaro chegou ao Congresso Nacional pouco antes das 15h. Na rampa de acesso à Casa, foi recebido pelos presidentes do Senado, Eunício Oliveira (MDB-CE), e da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ) – os dois foram vaiados pelos eleitores que acompanhavam a chegada do presidente da República na Praça dos Três poderes.
O presidente estava acompanhado de sua esposa, Michelle Bolsonaro, e de seu filho Carlos Bolsonaro (PSL-RJ). Dentro do Plenário, ele fez seu juramento, assim como o Hamilton Mourão (PRTB), o novo vice-presidente da República. Na sequência, os dois assinaram o termo de posse e Bolsonaro falou à nação pela primeira vez como presidente.
Compareceram à cerimônia de posse ainda o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Dias Toffoli, e a procuradora-geral da República, Raquel Dodge. O próximo compromisso de Bolsonaro é no Palácio do Planalto, onde receberá a faixa presidencial de Michel Temer (MDB). O dia da posse terminará com um jantar festivo no Palácio do Itamaraty, com a presença de chefes de Estado de todo o mundo.