metropoles.com

Ceilândia é citada por Bolsonaro em discurso de posse no Congresso

A primeira-dama, Michelle Bolsonaro, nasceu na região administrativa do DF

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rafaela Felicciano/Metrópoles
Bolsonaro posse
1 de 1 Bolsonaro posse - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

O agora presidente da República, Jair Messias Bolsonaro (PSL), iniciou o seu discurso de posse citando a cidade de Ceilândia, terra de sua esposa, Michelle Bolsonaro. “Agradeço a minha querida Michelle [Bolsonaro] de Ceilândia, aqui perto”, destacou.

Michelle de Paula Firmo Reinaldo Bolsonaro está casada com Bolsonaro há 10 anos. Eles têm uma filha, de 7 anos. Os dois se conheceram quando ela era funcionária da Casa e ele já era deputado.

Bolsonaro, na sequência, pregou a união nacional e disse que pretende tirar a “ideologia” das ações do governo. “Vamos unir o povo, valorizar a família, respeitar as religiões e nossa tradição judaico-cristã. Pretendo partilhar o poder, de forma progressiva, responsável e consciente, de Brasília para o Brasil, do poder central para estados e municípios”, disse.

Na sequência, ele pediu apoio dos congressistas para as propostas que enviará ao Legislativo. “Com humildade, volto a essa casa não mais como deputado, mas como presidente da República Federativa do Brasil, graças aos votos dos brasileiros”, disse o presidente Jair Bolsonaro. Durante discurso na sessão solene de posse, no Congresso Nacional, Bolsonaro disse ainda que conta com os congressistas para “libertar o Brasil da corrupção”.

O discurso do presidente da República durou pouco mais de 10 minutos. Durante a fala, o novo chefe do Executivo disse ainda que a sua posse é uma chance única de resgatar a esperança do povo brasileiro. “Vamos unir o povo, valorizar a família, combater a ideologia de gênero e as amarras ideológicas”, diz Bolsonaro.

Jair Bolsonaro chegou ao Congresso Nacional pouco antes das 15h. Na rampa de acesso à Casa, foi recebido pelos presidentes do Senado, Eunício Oliveira (MDB-CE), e da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ) – os dois foram vaiados pelos eleitores que acompanhavam a chegada do presidente da República na Praça dos Três poderes.

O presidente estava acompanhado de sua esposa, Michelle Bolsonaro, e de seu filho Carlos Bolsonaro (PSL-RJ). Dentro do Plenário, ele fez seu juramento, assim como o Hamilton Mourão (PRTB), o novo vice-presidente da República. Na sequência, os dois assinaram o termo de posse e Bolsonaro falou à nação pela primeira vez como presidente.

Compareceram à cerimônia de posse ainda o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Dias Toffoli, e a procuradora-geral da República, Raquel Dodge. O próximo compromisso de Bolsonaro é no Palácio do Planalto, onde receberá a faixa presidencial de Michel Temer (MDB). O dia da posse terminará com um jantar festivo no Palácio do Itamaraty, com a presença de chefes de Estado de todo o mundo.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?