CCJ do Senado recomenda arquivamento da CPI da Lava Toga
O colegiado acatou o relatório do senador Rogério Carvalho (PT-SE), que recomendou não levar adiante a criação da comissão
atualizado
Compartilhar notícia
A Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) do Senado recomendou, na tarde desta quarta-feira (10/4), o arquivamento do pedido de criação da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) dos Tribunais Superiores, conhecida como CPI da Lava Toga.
O colegiado acatou o relatório do senador Rogério Carvalho (PT-SE), que recomendou não levar adiante a criação da comissão. Foram 19 votos a favor e 7 contra, agora a decisão final será do plenário.
No último dia 26 de março, o presidente do Senado, Davi Alcolumbre, já havia pensado em arquivar o pedido de CPI com base em pareceres técnicos emitidos pela Consultoria Legislativa e pela Advocacia do Senado. Segundo os especialistas, está fora dos limites da fiscalização do Senado investigar ministros e demais magistrados do Judiciário.
O senador Alessandro Vieira (PPS-SE) protocolou no dia 19 de março um novo pedido de abertura da CPI, após conseguir o apoio de 29 parlamentares.