metropoles.com

Castello Branco aceita convite para assumir comando da Petrobras

O futuro governo deseja que o atual presidente da estatal, Ivan Monteiro, permaneça na gestão Bolsonaro

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Marcos de Paula/AGENCIA ESTADO
Paulo Castelo Branco
1 de 1 Paulo Castelo Branco - Foto: Marcos de Paula/AGENCIA ESTADO

Roberto Castello Branco aceitou o convite para assumir o comando da Petrobras. As informações são de uma fonte graduada da equipe econômica do presidente eleito, Jair Bolsonaro (PSL), ao Estado de São Paulo.

Ex-diretor do Banco Central e da Vale, Castello Branco fazia parte do time de especialistas que Paulo Guedes reuniu durante a campanha a fim de debater a formulação de propostas econômicas para o então presidenciável.

O futuro governo deseja que o atual presidente da petroleira estatal, Ivan Monteiro, permaneça na gestão Bolsonaro. Há conversas para que ele assuma o comando do Banco do Brasil. Caso essa negociação se confirme, a administração da Caixa poderia ficar nas mãos de Rubem Novaes ou de Pedro Guimarães, explicou essa fonte, que tem conhecimento direto das tratativas.

Castello Branco é visto como homem de confiança de Guedes e seu nome já era cogitado para o posto. Mas, como o trabalho de Monteiro à frente da Petrobras era bem avaliado pelo futuro ministro da Economia, havia disposição para que ele seguisse no comando da estatal.

Monteiro mostrou-se, contudo, reticente em permanecer por mais um período na Petrobras. De acordo com relato feito à reportagem, ele argumentou a Guedes que o trabalho de reestruturação financeira já havia sido feito na companhia e descreveu o desgaste a que se submeteu nos últimos anos como empecilho para sua confirmação.

Para Guedes, o desenho ideal é ter Castello Branco na Petrobras e Monteiro, que fez carreira no Banco do Brasil, no comando da instituição financeira. Como Guedes, Castello Branco tem formação na Universidade de Chicago, onde concluiu seu pós-doutorado, e já vinha contribuindo com propostas para o programa do futuro governo na área de óleo e gás. Ex-presidente do IBMEC e professor da FGV, chegou a fazer parte do conselho da Petrobras durante o governo de Dilma Rousseff (PT).

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?