metropoles.com

Carreata de Bolsonaro no DF percorrerá redutos de Marina em 2014

A então candidata do PSB foi a mais votada na região de Taguatinga e Ceilândia, que recebem o presidenciável na quarta-feira (5)

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Michael Melo/Metrópoles
Jair Bolsonaro
1 de 1 Jair Bolsonaro - Foto: Michael Melo/Metrópoles

Candidato à Presidência da República pelo PSL, Jair Bolsonaro participará de carreata no Distrito Federal na próxima quarta-feira (5/9). O encontro com apoiadores do militar reformado ocorrerá em Taguatinga e Ceilândia, cidades que foram redutos cativos de Marina Silva no pleito de 2014. Somando as zonas eleitorais de ambas regiões, a então presidenciável do PSB levou a melhor sobre Aécio Neves (PSDB) e Dilma Rousseff (PT) e foi a mais bem votada nesses locais no primeiro turno naquele ano.

Nas duas regiões, Marina arrebatou 156.122 mil votos, contra 148.213 mil do tucano e 101.853 mil da petista. Juntas, Taguatinga (3ª, 15ª e 19ª) e Ceilândia (8ª, 16ª e 20ª) representam seis zonas eleitorais, que abraçam também regiões próximas como Águas Claras e Vicente Pires.

Em Taguatinga, Marina venceu em uma zona e foi derrotada por Aécio em outras duas. Em Ceilândia, no entanto, ela foi vitoriosa nas três zonas com mais de 18 mil votos de diferença para o tucano. O Anuário Estatístico do DF de 2017, feito pela Companhia de Planejamento do Distrito Federal (Codeplan), trouxe que a população de Ceilândia é de 489.351 mil habitantes e Taguatinga tem 222.598 mil habitantes, confirmando a relevância das duas cidades para a eleição de outubro.

Esses números, porém, não representam necessariamente um problema para Bolsonaro. Em 2018, considerando todo o Distrito Federal – com 2,08 milhões de eleitores aptos –, ele é o líder nas pesquisas de intenção de voto.

Segundo levantamento do Ibope divulgado na segunda-feira (27/8), o deputado federal tem 30% da preferência dos brasilienses. No mesmo cenário, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), impedido pelo TSE de concorrer ao pleito, alcança 21%. Marina Silva (Rede) e Ciro Gomes (PDT) surgem em seguida, com 10% e 7%.

Os organizadores da carreata acreditam que o nome do PSL ao Planalto tem grande apoio nas cidades e por isso escolheram fazer o passeio nessa parte do DF. Um outro objetivo é projetar Paulo Chagas (PRP), candidato ao governo do Distrito Federal. A base local de Bolsonaro na capital conta, pelo menos, com 25 candidatos do PSL, 54 do PRP e 18 do PRTB.

A concentração da carreata será próximo à Fundação Bradesco, em Ceilândia, a partir das 9h. O grupo seguirá pela cidade até a Praça do Relógio, em Taguatinga, onde haverá ato público com a participação do presidenciável e vários candidatos aliados.

 

 

 

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?