metropoles.com

Caminhoneiros: sai a nova tabela do frete, com alta de 11% a 15%

Novos valores foram publicados pela ANTT. Empresas do setor, que questionam tabelamento na Justiça, esperam decisão do STF

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Michael Melo/Metrópoles
Caminhoneiros caminhao
1 de 1 Caminhoneiros caminhao - Foto: Michael Melo/Metrópoles

A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) publicou nesta quinta-feira (16/01/2020) uma nova tabela de preços para fretes de transporte de carga no país. Com o reajuste, o valor mínimo do frete aumentou de 11% a 15%. A tabela atualizada passa a valer a partir de segunda-feira (20/01/2020).

No piso do frete, está incluída ainda a cobrança do valor das diárias do caminhoneiro, sem integrar, contudo, os valores de lucro, pedágio, custos relacionados às movimentações logísticas complementares e despesas de administração, tributos e taxas das transportadoras.

Segundo a ANTT, a nova norma trata também da obrigação do pagamento do frete de retorno para as operações impedidas pela regulamentação. A mudança era uma reivindicação da categoria. Por exemplo, quando um caminhão que transporta combustível e não pode voltar transportando outro tipo de carga.

A partir de agora, as normas vale para 12 categorias de carga – foi incluída a “pressurizada”. Para as cargas de alto desempenho, que demoram menor tempo de carga e descarga, foram criadas duas novas tabelas com valores distintos.

Em julho do ano passado, a ANTT suspendeu a tabela de pisos mínimos de frete. O pedido veio do Ministério dos Transportes, após nova ameaça de greve dos caminhoneiros. Os valores dos fretes sao calculados por meio dos coeficientes de deslocamento (CCD) e dos coeficientes de carga e descarga (CC) apresentados na resolução.

Entidades empresariais são contra o tabelamento, e foram à Justiça para reverter a medida, anunciada ainda no governo Michel Temer, A constitucionalidade da tabela será analisada pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?