metropoles.com

Câmara instala subcomissão para discutir atuação de companhias aéreas

Um dos temas que será discutido é a nova regra de cobrança de bagagem

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Michael Melo/Metrópoles
Michael Melo/Metrópoles
1 de 1 Michael Melo/Metrópoles - Foto: Michael Melo/Metrópoles

A Câmara dos Deputados instalou nesta quarta-feira (16/5) uma subcomissão especial para acompanhar, avaliar e propor medidas sobre os direitos e deveres das empresas aéreas no país. Vinculada à Comissão de Defesa do Consumidor, a subcomissão terá a primeira reunião de trabalho já na próxima semana.

Entre as prioridades dos parlamentares está a discussão do Projeto de Decreto Legislativo (578/16), do Senado, pela revogação das novas regras da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), que, desde maio de 2017, permitiram a cobrança pelas malas despachadas em voos nacionais e internacionais. O pagamento para marcação de assentos em voos e as regras de programa de milhagens também devem ser discutidos na subcomissão.

Logo depois de a Anac anunciar as mudanças, o Senado aprovou um decreto no qual a cobrança era revogada. No entanto, a matéria nunca chegou a ser apreciada pela Câmara dos Deputados e, por isso, não entrou em vigor. Na época, o presidente da Casa, Rodrigo Maia (DEM-RJ), argumentou que os deputados deveriam esperar os efeitos das novas regras e os possíveis benefícios ao consumidor antes de analisar a medida. O tema, contudo, não voltou a ser discutido pelo Legislativo.

A nova subcomissão elegeu o deputado Rodrigo Martins (PSB-PI) como presidente. Ele designou o deputado Carlos Sampaio (PSDB-SP) como relator do colegiado. Ao todo, o grupo terá nove integrantes titulares e o mesmo número de suplentes.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?