metropoles.com

Câmara: desarticulação adia mais uma vez votação da 2ª instância

Deputados buscam assinaturas para uma nova PEC que altere a Constituição prevendo a prisão após a segunda condenação

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Raphael Veleda/Metrópoles
9ab6baac-7f2e-4fa8-ab7c-e8fae8e560ce
1 de 1 9ab6baac-7f2e-4fa8-ab7c-e8fae8e560ce - Foto: Raphael Veleda/Metrópoles

A Comissão de Constituição e Justiça da Câmara está reunida na tarde desta terça-feira (19/11/2019), mas uma terceira tentativa de votar a Proposta de Emenda à Constituição que prevê o início do cumprimento da pena após a condenação em segunda instância foi adiada.

A PEC 410 teve a tramitação acelerada após a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que levou o cumprimento da pena para o fim dos processos, mas dúvidas sobre a constitucionalidade da proposta têm emperrado a discussão.

Sob a tutela do presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), o autor da PEC 410, deputado federal Alex Manente (Cidadania-SP) está desde a semana passada colhendo assinaturas para uma nova proposta, mas, até agora, não conseguiu. “Mais algumas horas”, disse ele, que prevê a retomada do debate ainda nesta terça.

Em uma articulação com o presidente da CCJ, Felipe Francischini (PSL-PR), Manente (os dois estão na imagem em destaque) pediu a retirada de pauta da PEC 410 enquanto articula a apresentação da 411. “Mas não desistimos da 410, de maneira nenhuma. Acreditamos na constitucionalidade dela”, sustenta ele.

Segundo Manente, a diferença entre os dois textos é que o que está sendo construído altera os artigos 102 e 105 da Constituição Federal. Os dispositivos mexem com recursos extraordinários especiais. A PEC 410/18 altera o artigo 5º e determina que ninguém será considerado culpado até a confirmação de sentença penal condenatória em grau de recurso e não até “trânsito em julgado de sentença penal condenatória”.

Os deputados que são favoráveis à prisão em segunda instância estão mobilizados buscando as 171 assinaturas necessárias, mas a última parcial mostrava que eles tinham cerca de 140 apoios.

 

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?