metropoles.com

Câmara aprova projeto anticrime. Desidratado, texto vai ao Senado

Vitória foi por larga vantagem: 408 votos a favor e 9 contrários. Temas polêmicos, contudo, como o excludente de ilicitude, ficaram de fora

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Michael Melo/Metrópoles
Sergio Moro
1 de 1 Sergio Moro - Foto: Michael Melo/Metrópoles

O plenário da Câmara dos Deputados aprovou na noite desta quarta-feira (04/12/2019), por 408 votos a 9 e 2 abstenções, o projeto de lei que reúne as medidas previstas no pacote anticrime. Os parlamentares aceitaram o substitutivo do deputado Lafayette de Andrada (Republicanos-MG), que seguiu o texto do relator do grupo de trabalho, deputado Capitão Augusto (PL-SP), integrante da bancada da bala. Agora, a proposta vai para análise do Senado.

Entre as propostas que ficaram fora do texto está o polêmico excludente de ilicitude, que protegeria agentes de segurança que, por “violenta emoção, escusável medo ou surpresa”, cometessem excessos no exercício da função. O “plea bargain” (que prevê a redução de penas de acusados que confessarem ter cometido um determinado crime) e a prisão após condenação em segunda instância também não permaneceram no projeto.

A aprovação do requerimento de urgência era necessária para que a matéria fosse votada na Casa antes do recesso parlamentar. O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), já havia declarado que o texto passaria ainda em 2019 porque “deu sua palavra” ao ministro.

O plenário rejeitou, por 256 votos a 147, o destaque do Novo ao projeto de lei do pacote anticrime. A emenda pedia a retirada do texto da figura do juiz de garantias, um magistrado responsável pelo controle da legalidade da investigação criminal e que não fará o julgamento do mérito do fato.

Todos os direitos reservados

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?