metropoles.com

Câmara aprova regras mais brandas para aposentadoria de professores

Destaque do PDT reduz a idade mínima de docentes das redes privada e federal e altera a regra de transição do texto-base da reforma

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rafaela Felicciano/Metrópoles
Previdência-1º turno-Câmara
1 de 1 Previdência-1º turno-Câmara - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

O plenário da Câmara dos Deputados aprovou, na tarde desta sexta-feira (12/07/2019), por 465 votos favoráveis e apenas 25 contrários, o destaque 43, da bancada do PDT, que reduz a idade mínima para a aposentadoria dos professores que estão na ativa. O texto altera a regra de transição para os docentes das redes privada e federal, além de diminuir em três anos a idade para poderem se aposentar.

A medida vale para mulheres (de 55 anos passa para 52) e homens (de 58 anos passa para 55) – tanto para a iniciativa privada quanto para a rede federal.

Mulheres poderiam receber o benefício a partir de 52 anos e homens a partir dos 55 anos. Pelo texto-base do relator Samuel Moreira (PSDB-SP), a idade mínima é de 58 anos (professores) e 55 anos (professoras).

Foi construído um acordo entre a equipe econômica do governo com as lideranças partidárias e o presidente da Casa, Rodrigo Maia (DEM-RJ), para aprovar a matéria. Se o consenso for mantido, essa será a quarta mudança no parecer da reforma da Previdência.

Na sessão dessa quinta (11/07/2019), que se estendeu até a madrugada desta sexta (12/07/2019), foram aprovadas três sugestões à Proposta de Emenda à Constituição (PEC) nº 6/2019.

Entre os destaques, estão o que altera as regras de aposentadoria para policiais federais, rodoviários e legislativos, agentes penitenciários e socioeducativos, e policiais civis do Distrito Federal. Policiais militares e bombeiros, contudo, ficaram de fora da reforma.

Também foi alterado o tempo de contribuição para homens. O destaque do PSB passou na Casa e reduziu de 20 anos para 15 anos, assim como a regra prevê atualmente. Além disso, a emenda da bancada feminina, que abranda as normas previdenciárias para elas, também foi aprovada.

Outras mudanças

Esse é o quarto destaque acatado pelos deputados que altera o texto-base aprovado na noite de quarta-feira (10/07/2019) pelo colegiado. O presidente da Câmara afirmou que, mesmo com as mudanças, o impacto fiscal da reforma da Previdência não ficará comprometido. O parecer da PEC nº 6/2019 previa a economia de aproximadamente R$ 1 trilhão em 10 anos.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?