metropoles.com

Cacá Leão: LDO de 2020 será votada na comissão só no início de agosto

Relator da lei que orienta a feitura do Orçamento do próximo ano admitiu que Comissão Mista de Orçamento não se encontrará antes do recesso

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Pedro França/Agência Senado
CMO – Comissão Mista de Planos, Orçamentos Públicos e Fiscali
1 de 1 CMO – Comissão Mista de Planos, Orçamentos Públicos e Fiscali - Foto: Pedro França/Agência Senado

O relator do projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para 2020, deputado Cacá Leão (PP-BA), afirmou, nesta segunda-feira (15/07/2019), que o parecer só será votado pela Comissão Mista de Orçamento (CMO) no início de agosto.

O relatório até foi apresentado no dia 7 e era para ter sido examinado pela comissão na última quarta-feira (10/07/2019), mas a reunião foi cancelada. A CMO precisa votar a lei antes da matéria ser apreciada pelo Plenário.

A LDO define as regras gerais do Orçamento da União do ano seguinte. De acordo com a Constituição Federal, deputados e senadores só podem entrar legalmente de recesso se o texto for aprovado em sessão conjunta da Câmara e do Senado. No entanto, esse ano as Casas vão iniciar as férias sem analisá-la, burlando a prerrogativa.

Para isso, o Congresso Nacional entrará em “recesso branco”. Ou seja, os parlamentares não estarão oficialmente de férias, mas, ao mesmo tempo, nenhuma sessão será marcada durante o período. Os trabalhos só voltarão em 1º de agosto, no entanto, como a data cairá em uma quinta-feira, a folga só deve terminar no dia 6 de agosto, terça-feira.

Previdência atrapalhou

Ao Metrópoles, o líder do Governo no Senado, Fernando Bezerra Coelho (MDB-PE), afirmou que um dos motivo para o adiamento da votação da LDO foi mesmo a tramitação da reforma da Previdência.

Segundo ele, todo o Congresso se uniu para que a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 6/2019 fosse votada nesse primeiro semestre – apesar disso, o texto só foi aprovado em 1º turno na Câmara dos Deputados.

Uma das principais mudanças que o relatório da LDO de 2020 traz é o valor do fundo de financiamento de campanhas eleitorais. O texto prevê um aumento que quase dobra os recursos para o “fundão”. Se aprovado, o montante pode ultrapassar os R$ 3,5 bilhões.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?