Brasileiros rejeitam Temer e querem Lula preso, diz Datafolha
A pesquisa ouviu 2.772 pessoas. Dessas, 54% acreditam que o petista deve ir para a cadeia e 89% pedem que o STF julgue o peemedebista
atualizado
Compartilhar notícia
O Instituto Datafolha divulgou pesquisa, nesta segunda-feira (2/10), sobre o cenário político brasileiro. O estudo apontou que a maioria dos brasileiros quer o ex-presidente Lula preso e que Michel Temer seja processado.
A pesquisa ouviu 2.772 pessoas. Dessas, 54% acreditam que os fatos revelados pela Operação Lava Jato são suficientes para a prisão do petista. O nível de escolaridade dos entrevistados é fator decisivo na defesa da prisão: 69% dos que querem Lula preso possuem nível superior, contra 37% com nível fundamental.
Das quase três mil pessoas ouvidas, 40% são contra a prisão do ex-presidente. A maioria, 66%, acredita que Lula não será preso ao fim do processo.Atual governo
O levantamento também perguntou a opinião dos brasileiros sobre a segunda denúncia contra o presidente Michel Temer, acusado de obstrução de Justiça e organização criminosa, que tramita na Câmara dos Deputados. Para 89% das pessoas, o Congresso deve autorizar o julgamento de Temer pelo Supremo Tribunal Federal (STF).
Realizada nos dias 27 e 28 de setembro de 2017, a análise demonstrou que a rejeição ao governo do peemedebista é grande. Considerado o pior índice desde o governo Sarney em 1989, 73% dos entrevistados classificaram a gestão de Temer como ruim ou péssima; 5% acham boa ou ótima; e 20% avaliam como regular.
O estudo também consultou a opinião dos brasileiros sobre corrupção. Nesse ponto, a sociedade parece concordar: 80% acham que a corrupção é “inaceitável”. A afirmativa de que “se um governante faz bem o seu trabalho, não importa se ele é corrupto ou não” também foi rechaçada pela maioria, com índice de 74%.