metropoles.com

Brasil adota cautela diante de taxação ao aço anunciada por Trump

Ernesto Araújo afirma que Brasil tenta entender as medidas impostas pelos EUA. Bolsonaro aventa possibilidade de ligar ao norte-americano

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Andre Borges/Especial para o Metrópoles
Bolsonaro e Ernesto Araújo
1 de 1 Bolsonaro e Ernesto Araújo - Foto: Andre Borges/Especial para o Metrópoles

Apesar de o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) ter dito que poderia ligar para o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, para tentar evitar a taxação do aço e do alumínio brasileiros anunciada nesta segunda-feira (02/12/2019), ministros adotaram discurso de cautela.

Trump informou pelo Twitter, nesta manhã, que os EUA retomariam as tarifas sobre o alumínio e o aço do Brasil e da Argentina. A medida, segundo o post do norte-americano, seria consequência da desvalorização do real e do peso.

O chanceler Ernesto Araújo afirmou, após um evento realizado no Palácio do Planalto nesta tarde, que a avaliação ainda está em nível técnico, especialmente por integrantes do governo em Washington, e que a ligação aventada pelo presidente não foi realizada.

“Vamos conversar, vamos entender a medida, vamos agir com toda a tranquilidade. Vamos ver, claro, qual é o impacto, avaliar exatamente em que tipo de medidas os Estados Unidos estão pensando”, disse.

A ministra da Agricultura, Tereza Cristina, afirmou que o secretário especial de Comércio Exterior e Assuntos Internacionais do Ministério da Economia, Marcos Troyjo, está à frente da análise na área. “Não adianta se precipitar”, declarou a ministra.

Questionado ao fim da mesma cerimônia, Bolsonaro direcionou as perguntas ao ministro da Economia, Paulo Guedes, dizendo que ele estava presente no local. Guedes, porém, deixou o Planalto sem dar entrevista.

Antes do evento, o presidente se reuniu com o chanceler, Guedes e o secretário-executivo da Câmara de Comércio Exterior (Camex), Carlos Roberto Pio da Costa Filho.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?