metropoles.com

Bombeiros e PMs não serão mais punidos com prisão disciplinar

O presidente do Senado, Davi Alcolumbre, enviou o projeto de lei para sanção de Jair Bolsonaro nesta sexta-feira (13/12/2019)

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rafaela Felicciano/Metrópoles
policia militar do df
1 de 1 policia militar do df - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

Integrantes da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros dos estados e do Distrito Federal não poderão mais ser penalizados com prisão disciplinar. O grupo deverá seguir um código de ética e disciplina, que será aprovado por uma legislação específica local em até 12 meses. A lei deve classificar as transgressões disciplinares, prever sanções e regulamentar o processo administrativo.

A mudança foi prevista no projeto de lei da Câmara (PLC) 148/2015, aprovado pelo plenário do Senado Federal na noite de quarta-feira (11/12/2019). O presidente da Casa, Davi Alcolumbre (DEM-AP), enviou o texto para sanção do mandatário da República, Jair Bolsonaro (sem partido), nesta sexta (13/12/2019).

“As polícias militares e os corpos de bombeiros militares serão regidos por Código de Ética e Disciplina, aprovado por lei estadual ou federal para o Distrito Federal, específica, que tem por finalidade definir, especificar e classificar as transgressões disciplinares e estabelecer normas relativas a sanções disciplinares, conceitos, recursos, recompensas, bem como regulamentar o processo administrativo disciplinar”, diz o texto.

Atualmente, os processos disciplinares de policiais militares e bombeiros são previstos em um decreto-lei assinado em 1969, ainda durante o período de ditadura militar, que segue os moldes do Regulamento Disciplinar do Exército.

Segundo a proposta, os códigos de ética deverão seguir princípios como “dignidade da pessoa humana, legalidade, presunção de inocência, devido processo legal, contraditório, ampla defesa e vedação da medida disciplinar privativa de liberdade”.

 

 

 

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?