metropoles.com

Bolsonaro: tuíte de Trump sobre taxação “dá munição a opositores”

O presidente norte-americano acusou Brasil e Argentina de liderarem uma política de desvalorização da própria moeda

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Alan Santos/PR
Trump-e-Bolsonaro1
1 de 1 Trump-e-Bolsonaro1 - Foto: Alan Santos/PR

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) afirmou que a declaração do mandatário dos Estados Unidos, Donald Trump, de retornar a tarifa sobre importação de aço e alumínio do Brasil serve de munição para opositores do governo no Brasil.

Ao ser surpreendido com a medida de Trump, que tem efeito imediato, Bolsonaro indicou que vai conversar ainda nesta segunda-feira (02/12/2019) com o ministro da Economia, Paulo Guedes, sobre o assunto.

“Primeiro, é munição para pessoal opositor meu aqui no Brasil, né. Vou conversar com o Paulo Guedes hoje ainda e, se for o caso, vou ligar para o presidente Donald Trump. A economia deles não se compara com a nossa, é dezena de vezes maior”, comentou Bolsonaro, em entrevista à Rádio Itatiaia, de Belo Horizonte (MG).

O presidente disse não acreditar que a decisão dos EUA seja uma retaliação ao Brasil. “A alegação dele [Trump] é a questão das commodities. A nossa economia, basicamente, vem dos commodities. É o que nós temos e espero que tenha o entendimento dele que não nos penalize no tocante a isso”, disse o presidente.

Para o chefe do Palácio do Planalto, a hipervalorização do dólar perante ao real no Brasil pode também ter sofrido os efeitos do que tem ocorrido na América Latina e citou os protestos no Chile e as eleições argentinas, dois movimentos protagonizados por forças de esquerda no continente.

“A própria briga comercial EUA x China influencia no preço do dólar aqui [no Brasil]. O mundo todo está conectado e dependemos em grande parte do mundo estar indo bem para nós irmos bem”, finalizou o presidente.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?