metropoles.com

Bolsonaro terá encontro com Moro para falar sobre mensagens vazadas

Planalto não se pronunciará sobre o conteúdo até que a conversa aconteça. Moro trocava informações com Deltan Dallagnol sobre a Lava Jato

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Hugo Barreto/Metrópoles
Brasília (DF), 12/03/2019 Cerimônia Oficial de Chegada do Presidente da República do Paraguai, Senhor Mario Abdo BenítezPalácio do Planalto Local:  Palacio do Planalto Foto: Hugo Barreto/Metróp
1 de 1 Brasília (DF), 12/03/2019 Cerimônia Oficial de Chegada do Presidente da República do Paraguai, Senhor Mario Abdo BenítezPalácio do Planalto Local: Palacio do Planalto Foto: Hugo Barreto/Metróp - Foto: Hugo Barreto/Metrópoles

O presidente Jair Bolsonaro (PSL) terá um encontro com o ministro da Justiça e da Segurança Pública, Sergio Moro, para falar sobre o vazamento de mensagens do ex-juiz com procuradores da Operação Lava Jato. O Planalto não se pronunciará até que a conversa aconteça, segundo informou o porta-voz do governo, Otávio do Rêgo Barros, nesta segunda-feira (10/06/2019).

Conversas do ministro divulgadas nesse domingo (09/06/2019) revelam uma suposta interferência nas investigações da operação. As mensagens trocadas entre Moro e o procurador Deltan Dallagnol, coordenador da força-tarefa em Curitiba (PR), foram reveladas pelo site The Intercept Brasil.

Bolsonaro e Moro já fizeram contato depois da exposição dos fatos. No entanto, o ministro cumpriu agenda oficial em Manaus (AM) nesta segunda, o que impediu uma reunião presencial. “A partir de amanhã [11/06/2019], colocar-se-á à disposição para compartir com o ministro Sergio Moro os fatos referentes a esse vazamento”, afirmou Rêgo Barros.

Embora tenha evitado dar pistas sobre a opinião do presidente da República sobre o tema, o porta-voz foi categórico ao responder se há possibilidade de renúncia de Moro. “Jamais foi tocado este assunto”, declarou.

A repercussão do caso já teve efeitos no Congresso. Nesta tarde, a oposição se posicionou: se Moro não for investigado, haverá obstrução no andamento de projetos do governo na Câmara. A reforma da Previdência, que é o carro-chefe da área econômica, pode ficar atrasada se os parlamentares mantiverem essa postura.

O cenário político será considerado na conversa entre Bolsonaro e Moro, de acordo com o porta-voz. “A importância é o presidente conhecer, do próprio ministro Sergio Moro, a sua percepção. E, a partir dessa conversa, traçar estratégias para avançar no que nós queremos para o país, em particular na economia”, comentou.

Outros militares que integram governo, por sua vez, já saíram em defesa do colega. O ministro do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), Augusto Heleno, e o ministro da Defesa, Fernando Azevedo Silva, demonstraram confiança em Sergio Moro.

Troca de mensagens
A publicação do Intercept apresentou mensagens privadas, gravações em áudio, fotos, vídeos e documentos judiciais que foram compartilhados entre o agora ministro da Justiça e o procurador Deltan Dallagnol, que estava à frente da força-tarefa da Lava Jato.

Procurado, Moro criticou a reportagem e lamentou “a falta de indicação de fonte de pessoa responsável pela invasão criminosa de celulares de procuradores. Assim como a postura do site, que não entrou em contato antes da publicação, contrariando regra básica do jornalismo”.

O ministro minimizou a denúncia e disse ainda que as mensagens trocadas não apresentam “qualquer anormalidade ou direcionamento da atuação enquanto magistrado”. Alegou, inclusive, que trechos foram retirados de contexto.

A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) se pronunciou pelo afastamento do ministro Sergio Moro e do procurador Deltan Dallagnol. O Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) abriu uma investigação contra o procurador.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?