metropoles.com

Bolsonaro supera Lula em Brasília, aponta pesquisa Metrópoles/Dados

De acordo com levantamento, o deputado federal lidera as intenções de voto entre os brasilienses, com 17,2%. Lula é o segundo, com 12,2%

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Daniel Ferreira/Metrópoles
Jair Bolsonaro_impeachmen Dilma
1 de 1 Jair Bolsonaro_impeachmen Dilma - Foto: Daniel Ferreira/Metrópoles

Os eleitores do DF preferem o deputado federal Jair Bolsonaro (PSC) ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na corrida à Presidência da República. É o que revela pesquisa de opinião encomendada pelo Metrópoles ao Instituto Dados. Segundo o levantamento, se as eleições fossem hoje, 17,2% dos brasilienses confiariam seus votos a Bolsonaro. Em segundo lugar, Lula teve a preferência de 12,2% dos entrevistados.

A pesquisa foi realizada durante os dias 6 e 12 de dezembro. Ao todo, foram ouvidos 1,2 mil eleitores brasilienses. Entre outras informações, o processo revela que, após os dois primeiros colocados, surgem na preferência do eleitorado do DF os nomes do ex-ministro do Supremo Tribunal Federal Joaquim Barbosa (7,3%), do juiz federal Sérgio Moro (6,4%), do ex-governador cearense e ex-ministro Ciro Gomes (3,4%) e da ex-ministra Marina Silva (3,2%).

O apresentador de TV Luciano Huck teve a predileção de 2,4% dos brasilienses, mesmo após anunciar, no fim de novembro, que não será candidato a presidente em 2018.


Confira os principais resultados: 

 

Se as eleições para presidente fossem hoje,
em quais desses nomes você votaria (estimulada) 

De acordo com o levantamento, o percentual de eleitores que não votariam em nenhum dos nomes apresentados (36,1%) é maior do que a soma obtida pelos dois primeiros colocados. Aqueles que não souberam ou não quiseram responder representam 6,7% do total.

Governo Temer
A pesquisa Metrópoles/Dados ouviu ainda a avaliação dos brasilienses a respeito do governo de Michel Temer. E a reprovação ao peemedebista é maior no DF do que a média nacional. Nada menos do que 86,7% dos moradores da capital consideram a gestão Temer ruim ou péssima. Veja abaixo:

Reprodução

 

Entre os entrevistados com nível médio completo ou incompleto, o resultado é ainda pior, chegando a 91%. Já na população com nível superior completo ou incompleto, Temer é reprovado por 79,5%.

Na mais recente pesquisa do Instituto Datafolha, divulgada no dia 3 de dezembro, a reprovação a Temer foi de 71%. Em todas as faixas etárias e de escolaridade ouvidas pela pesquisa Metrópoles/dados, o índice foi pior para Temer.

O peemedebista fica em último lugar na lista dos 13 presidenciáveis preferidos pelos brasilienses, com 0,3% das intenções de votos dos entrevistados.

 

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?