Bolsonaro supera Lula em Brasília, aponta pesquisa Metrópoles/Dados
De acordo com levantamento, o deputado federal lidera as intenções de voto entre os brasilienses, com 17,2%. Lula é o segundo, com 12,2%
atualizado
Compartilhar notícia
Os eleitores do DF preferem o deputado federal Jair Bolsonaro (PSC) ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na corrida à Presidência da República. É o que revela pesquisa de opinião encomendada pelo Metrópoles ao Instituto Dados. Segundo o levantamento, se as eleições fossem hoje, 17,2% dos brasilienses confiariam seus votos a Bolsonaro. Em segundo lugar, Lula teve a preferência de 12,2% dos entrevistados.
A pesquisa foi realizada durante os dias 6 e 12 de dezembro. Ao todo, foram ouvidos 1,2 mil eleitores brasilienses. Entre outras informações, o processo revela que, após os dois primeiros colocados, surgem na preferência do eleitorado do DF os nomes do ex-ministro do Supremo Tribunal Federal Joaquim Barbosa (7,3%), do juiz federal Sérgio Moro (6,4%), do ex-governador cearense e ex-ministro Ciro Gomes (3,4%) e da ex-ministra Marina Silva (3,2%).O apresentador de TV Luciano Huck teve a predileção de 2,4% dos brasilienses, mesmo após anunciar, no fim de novembro, que não será candidato a presidente em 2018.
Confira os principais resultados:
Se as eleições para presidente fossem hoje,
em quais desses nomes você votaria (estimulada)
De acordo com o levantamento, o percentual de eleitores que não votariam em nenhum dos nomes apresentados (36,1%) é maior do que a soma obtida pelos dois primeiros colocados. Aqueles que não souberam ou não quiseram responder representam 6,7% do total.
Governo Temer
A pesquisa Metrópoles/Dados ouviu ainda a avaliação dos brasilienses a respeito do governo de Michel Temer. E a reprovação ao peemedebista é maior no DF do que a média nacional. Nada menos do que 86,7% dos moradores da capital consideram a gestão Temer ruim ou péssima. Veja abaixo:
Entre os entrevistados com nível médio completo ou incompleto, o resultado é ainda pior, chegando a 91%. Já na população com nível superior completo ou incompleto, Temer é reprovado por 79,5%.
Na mais recente pesquisa do Instituto Datafolha, divulgada no dia 3 de dezembro, a reprovação a Temer foi de 71%. Em todas as faixas etárias e de escolaridade ouvidas pela pesquisa Metrópoles/dados, o índice foi pior para Temer.
O peemedebista fica em último lugar na lista dos 13 presidenciáveis preferidos pelos brasilienses, com 0,3% das intenções de votos dos entrevistados.