metropoles.com

Bolsonaro sobre fim do ICMS: “É vergonha na cara, não populismo”

O chefe do Executivo também reclamou do fato de a redução do preço nas refinarias não refletir para o consumidor

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rafaela Felicciano/Metrópoles
Bolsonaro no Alvorada
1 de 1 Bolsonaro no Alvorada - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) negou que tenha desafiado governadores a zerarem o ICMS sobre os combustíveis, contrariando o que ele mesmo disse na saída do Palácio da Alvorada na manhã dessa quarta-feira (05/02/2020).

O chefe do Executivo também reclamou do fato de a redução do preço nas refinarias não refletir para o consumidor, nas bombas dos postos de gasolina. O presidente também insinuou que as críticas que vem recebendo de alguns governadores — sem mencionar quais — é falta de “vergonha na cara”.

“Chega desse povo sofrer. Isso não é demagogia. Dois governadores que estão me criticando, isso não é populismo, é vergonha na cara. Ou você acha que o povo está numa boa? Está todo mundo feliz da vida com o preço do gás, com o preço da gasolina, com o preço do transporte?”, pontuou.

Bolsonaro voltou a dizer que aceita zerar os impostos federais caso os estados aceitem acabar com o ICMS sobre os combustíveis. “Eu sei que os estados estão em seríssima dificuldade, mas com mais dificuldade está o povo, que não aguenta mais pagar R$ 5,50 no litro da gasolina. O caminhoneiro, que paga R$ 4 no litro do óleo diesel. A gente cansa de ver eles [os governadores] majorarem o ICMS. Ele [o governador do estado] entra com o projeto e a assembleia legislativa vota e aumenta os impostos”, reclamou.

Uma reunião entre o ministro da Economia Paulo Guedes e representantes do setor de combustíveis está agendada para esta sexta-feira (07/02/2020). Segundo Bolsonaro, o encontro tratará de encontrar soluções para reduzir o preço dos combustíveis ao consumidor final.

“Abaixou [o preço] hoje [quinta-feira]. Quanto é que vai abaixar na bomba para o consumidor? Zero. Eu estou fazendo papel de otário aqui. Se bem que eu não interfiro na Petrobras. Não vou ligar para o Castelo Branco e mandar para de baixar”, disse.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?