metropoles.com

Bolsonaro sobre atuação do Ministério Público: “Não joga pelo Brasil”

Presidente disse já ter preferidos para a PGR, mas não adiantou nomes. O requisito principal, admitiu, é estar alinhado com o governo

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles
Jair Bolsonaro no Palácio da Alvorada
1 de 1 Jair Bolsonaro no Palácio da Alvorada - Foto: Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

A escolha da indicação para a Procuradoria-Geral da República (PGR) ainda está em aberto, mas o presidente Jair Bolsonaro (PSL) já deixou claro que quer alguém totalmente alinhado com o seu governo. Bolsonaro deu a entender, na noite desta quarta-feira (14/08/2019), que não quer que o chefe do Ministério Público seja uma “pedra no seu sapato”. 

“O nosso sentimento é que [o Ministério Público] não joga pelo desenvolvimento do Brasil. Sei que eles têm que fiscalizar a lei, mas às vezes vai um pouquinho além disso”, afirmou, ao chegar ao Palácio da Alvorada. 

Apesar de ter recebido candidatos nesta semana, o presidente indicou que já tem seus preferidos ao cargo, sem revelar os nomes. “Sempre tenho simpatias, obviamente”, declarou. Disse também que pode reconduzir a atual procuradora-geral, que fica no cargo até setembro: “Jamais descartaria Raquel Dodge”. 

Só na terça-feira (13/08/2019), Bolsonaro teve encontros individuais com três subprocuradores cotados: Mário Bonsaglia, ​José Bonifácio Borges de Andrada e Antonio Carlos Simões Martins Soares. 

Bonsaglia é o primeiro colocado da lista tríplice elaborada pela Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR) e foi o único dos mais votados a ser recebido pelo presidente da República até o momento. Os outros dois candidatos são a subprocuradora Luiza Frischeisen e o procurador regional Blal Dalloul.

Apesar de tradicionalmente o nome do PGR sair dessa lista, não há obrigação constitucional para isso. Questionado se seguiria o método, Bolsonaro disse apenas que seguirá a legislação. “Eu sigo a lei, sigo a Constituição, com todo respeito ao Ministério Público. É só isso e mais nada”, declarou o presidente.

Compartilhar notícia

Todos os direitos reservados

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?