Bolsonaro sobre acordo na Base de Alcântara: “Grande passo”
Presidente usou conta oficial no Twitter para comemorar a aprovação do tratado entre Estados Unidos e Brasil na Câmara dos Deputados
atualizado
Compartilhar notícia
Em viagem oficial à China, o presidente Jair Bolsonaro (PSL) aproveitou as redes sociais para comentar a aprovação na Câmara dos Deputados do Acordo de Salvaguardas Tecnológicas da Base de Lançamentos de Alcântara, no Maranhão.
“Após décadas de atraso e abandono, damos um grande passo para o desenvolvimento tecnológico, social e econômico na região. Medida deve gerar bilhões para o Brasil. Seguimos avançando!”, comemorou em conta oficial no Twitter nesta quinta-feira (24/10/2019).
A Câmara aprovou (329×86) o Acordo de Salvaguardas Tecnológicas da base de Alcântara, no Maranhão. Após décadas de atraso e abandono, damos um grande passo para o desenvolvimento tecnológico, social e econômico na região. Medida deve gerar bilhões p/ o Brasil. Seguimos avançando! pic.twitter.com/OW3raF8T5i
— Jair M. Bolsonaro (@jairbolsonaro) October 24, 2019
O plenário da Câmara aprovou, por 329 votos a favor e 86 contra, o acordo entre o Brasil e os Estados Unidos na noite da última terça-feira (22/10/2019). Agora, o projeto segue para análise dos senadores. O tratado estabelece normas de proteção à tecnologia americana e determina regras para o uso e a circulação de técnicos brasileiros.
O Acordo de Salvaguardas Tecnológicas prevê o lançamento de foguetes, espaçonaves e satélites que usam tecnologia norte-americana a partir da base de Alcântara. O tratado foi assinado por representantes dos dois países em maio deste ano.
De acordo com o documento, o Brasil é responsável pela proteção das tecnologias e patentes usadas na base. Além disso, proíbe qualquer divulgação de informação sobre os equipamentos usados no local sem autorização dos Estados Unidos. (Com Agência Câmara)